Avenida Jânio Quadros será ampliada na zona Leste de Teresina

A via contará com sinalização horizontal e vertical, a partir do prolongamento, com pintura de faixa em tinta de base acrílica, implantação de placa de sinalização e colocação de tachão refletivo

Avenida | Moises Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Avenida Jânio Quadros, localizada no Bairro Santa Isabel, zona Leste de Teresina, que teve recente inauguração após processo de revitalização, será prolongada. Atualmente a via conta com 657 metros de extensão e 30 me-tros de largura, mas após o término das obras, previsto para iniciar em novembro, a Avenida terá mais 3,5 km de pavimentação asfáltica, com trecho até a Avenida Dom Bosco, entre a Avenida Aquiles Wall Ferraz e a estrada de ligação do Porto do Centro e Morros.

A ampliação da Avenida Jânio Quadros está orçada em R$ 4.927.597,83, com prazo de entrega à população para 2015: “A obra está em processo de licitação e foi publicada ontem no Diário Oficial. A licitação tem os prazos legais, temos que aguardar isso por volta de dois meses. Mas a obra em si deve durar 270 dias, pois é uma obra grande de 3,5 km”, explica Ronney Lustosa, vice-prefeito de Teresina e superintendente da SDU/Leste.

Para Ronney, o principal benefício à população é a facilitação do trânsito na região, que possui engarrafamentos frequentes em razão da presença de universidades e comércios: “É uma alternativa à Zequinha Freire e vai desafogar o trânsito, beneficiando vários bairros. A grande vantagem dela é desafogar o trânsito dali, principalmente para as pessoas que utilizam a Zequinha Freire nos horários de pico por causa das faculdades”, afirma o superintendente.

A ampliação da Avenida Jânio Quadros contará com piso intertravado, concreto simples e demolição de alvenaria de pedra argamassada. Quanto à sinalização horizontal e vertical da via a partir do prolongamento, a Avenida contará com pintura de faixa em tinta de base acrílica, implantação de placa de sinalização e colocação de tachão refletivo bidirecional.

Atualmente, após o processo de revitalização em que a Prefeitura Municipal de Teresina investiu R$ 1.055.661,86, a Avenida Jânio Quadros funciona como rota de trânsito alternativo para a Avenida Zequinha Freire a partir da Rua Bartolomeu Filho até a Avenida João XXIII.

População solicita rotatória em cruzamento de vias

O Bairro Santa Isabel é uma região tipicamente residencial, onde concentra muitos condomínios residenciais e casas. O universitário Fábio Lima mora em frente à Avenida Jânio Quadros, e diz que a revitalização da via contribuiu muito para os moradores do entorno: “Melhorou o movimento, ali era a clássica paisagem da zona Leste, com ruas desertas e propícias ao assalto. Hoje em dia tem gente andando e fazendo caminhada até à noite”, avalia.

O acesso à residência de Fábio também melhorou consideravelmente: “O acesso nem se fala, era tudo só mato e terra e quando chovia era uma desgraça. É inquestionável a melhora na qualidade de vida quando em vez de encontrar um cenário deserto e abandonado, você encontra uma avenida pavimentada, alinhada, arborizada e bem movimentada”, relata o universitário.

Porém, após a revitalização da Avenida Jânio Quadros, algumas pessoas se incomodaram com a retirada da rotatória que controlava o trânsito do cruzamento da via com a Rua Bartolomeu Filho. Tanto que algumas pichações no entorno denunciam a situação, e pedem que a rotatória seja recolocada.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES