Avianca alerta sobre possível fuga de terrorista sírio para Brasil

A Avianca confirmou a veracidade do comunicado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ex-presidiário de Guantánamo e foragido do Uruguai há duas semanas, onde foi acolhido como refugiado, o terrorista sírio Jihad Ahmad Deyab pode ter fugido para o Brasil, segundo comunicado de alerta emitido pela companhia aérea Avianca.

A Avianca confirmou a veracidade do comunicado. Segundo a empresa, trata-se de um procedimento “habitual” e que explicita a disponibilidade da companhia em colaborar com as autoridades.

O alerta informa que, caso seja detectado o paradeiro de Jihad em solo brasileiro, a Polícia Federal deve ser notificada urgentemente. A Avianca informa que o comunicado é baseado em informações transmitidas pela divisão de antiterrorismo da PF.

Aos 45 anos, o terrorista estaria utilizando documentação falsa, provavelmente de origem marroquina jordaniana ou síria. Seu passaporte oficial teria origem de expedição uruguaia. Ele também teria dificuldade de locomoção, utilizando muletas e sem conseguir se comunicar em português.

O passado de Jihad

Membro da organização criminosa Al Qaeda, Jihad serviu em operações terroristas na África e foi recrutador na Europa. Após a prisão em Guantánamo, foi levado ao Uruguai com outros seis detentos, em 2014, onde todos foram acolhidos como refugiados.

Sua mulher, Usra al-Hussein, foi presa na Síria em julho de 2008. Segundo informações da Anistia Internacional, ela foi solta em 22 de julho de 2009. A entidade relata que ela foi detida por tentar entrar em contato com grupos de Direitos Humanos fazendo lobby para a liberação de Deyab de Guantánamo. Seu paradeiro atual, no entanto, é oficialmente desconhecido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES