Avião cai após decolar em Havana e deixa mais de 100 mortos

Três mulheres resgatadas com vida do acidente aéreo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um avião da companhia aérea Cubana, um Boeing 737, com quase 40 anos de uso, caiu momentos depois da decolagem no Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, no começo da tarde desta sexta-feira (18). Ao chegar ao local de acidente, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, havia falado em 113 pessoas a bordo da aeronave.   jornal estatal, Granma, calcula 105 passageiros. Com exceção de três mulheres resgatadas com vida, em estado crítico, todos morreram, diz o jornal.

Ainda não foi divulgada lista de pessoas no voo, mas o periódico estatal diz que são todos estrangeiros. A tripulação era formada por cinco mexicanos. Também segundo o jornal, entre os passageiros havia quatro crianças,  sendo um bebê de dois anos. Alguns familiares já chegaram ao local do acidente, segundo a publicação.

A aeronave, seguia para a Holguín, no leste do país. O avião era alugado de uma empresa mexicana pela companhia aérea estatal cubana. O voo, identificado como DMJ 0972, teria cerca de uma hora de duração.

Jornalistas da France Presse que estão a cerca de 100 metros do local da queda relataram que o avião está destruído e em chamas, sobre um local próximo ao aeroporto e próximo a uma plantação.

O jornal Granma, publicação oficial do Partido Comunista noticiou que três pessoas sobreviveram ao acidente e disse que a tripulação da aeronave era comporta por estrangeiros.

Três pessoas sobreviveram ao acidente, segundo informou a imprensa oficial, mas ainda não há número oficial sobre número de mortos.

A Boeing, fabricante do avião acidentado, afirmou que está ciente do ocorrido em Cuba e monitorando a situação de perto.

O acidente ocorreu próximo ao terminal 1 do aeroporto, ainda durante a manhã no horário local.

O avião é um Boeing 737-200, segundo o jornal oficial Granma que disse ainda que os três passageiros sobreviventes já estão hospitalizado, em estado crítico.

Os trabalhos de resgate continuam no local do acidente.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, disse que o incêndio nos destroços do avião foi controlado, e as autoridades estão identificando os corpos. Foi aberta uma investigação sobre o acidente, segundo ele.

O Itamaraty diz que até o momento não há informações de brasileiros entre as vítimas.

Três mulheres que sobreviveram ao acidente estão sendo tratadas em um hospital local, em condição grave, segundo a CubaTV.  O acidente ocorreu às 12h08 locais (13h08 de Brasília).

O último acidente aéreo na região ocorreu em 29 de abril de 2017, quando um avião de transporte das Forças Armadas bateu com 8 militares a bordo. O acidente, com um AN-26 de fabricação russa, ocorreu a 90 km a oeste de Havana.

O governo mexicano divulgou dados sobre o avião e a tripulação.

O avião era um Boieng B737-201 ADV, ano 1979, de matrícula XA-UHZ, da Aerolíneas Damojh, operado pela Cubana de Aviación. O comandante era Jorge Luis Núñez Santos

Outros tripulantes eram Miguel Ángel Arreola Ramírez, María Daniela Ríos, Abigail Hernández García e Beatriz Limón.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES