Avião cai na Venezuela, mata os 84 a bordo e mais 71 pessoas em solo

Esse acidente teve um saldo de mortos de 155 pessoas, tornando-se um dos maiores em território venezuelano

Avião cai na Venezuela, mata os 84 a bordo e mais 71 pessoas em solo | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A queda do avião McDonnell Douglas DC-9-32, prefixo YV-C-AVD, da companhia aérea Viasa, que fazia o voo 742, entre Caracas, na Venezuela, e o aeroporto internacional de Miami, na Flórida, Estados Unidos, matou todas as 84 pessoas que se encontravam a bordo, e mais 71 pessoas que se encontrava no solo durante a queda da aeronave.

Esse acidente teve um saldo de mortos de 155 pessoas, tornando-se um dos maiores em território venezuelano, e um dos mais inusitados e graves envolvendo a morte de pessoas que estavam em terra. A tragédia se deu no dia 15 de março de 1969, fazendo hoje 53 anos.

Após decolar no trecho Maracaibo-Miami, o DC-9 -30 atingiu uma série de linhas de transmissão energia elétrica, antes de colidir com a seção La Trinidad de Maracaibo. Além dos mortos a bordo, os pedaços de avião, após se chocar com o solo, saiu espalhando destruição e morte, levando quem se encontrasse à frente.

Avião cai na Venezuela, mata os 84 a bordo e mais 71 pessoas em solo - Foto: Reprodução

A primeira etapa do voo, de Caracas a Marcaibo, transportou 57 pessoas; 42 passageiros e 10 tripulantes. A aeronave foi comandada pelo Capitão Emiliano Savelli Maldonado e José Gregorio Rodriguez Silva como Primeiro Oficial. Savelli Maldonado era Chefe de Operações da Avensa, tinha 28.000 horas de voo e 25 anos de experiência.

A aeronave chegou a Maracaibo às 10h30. Lá o capitão Gibson desembarcou e o capitão Maldonado se tornou o capitão principal. O novo primeiro oficial foi José Gregorio Rodriguez Silva. Mais 27 passageiros embarcaram na aeronave, que foi carregada com 12.000 kg (26.000 lb) de combustível de aviação.

O voo 742 começou sua rolagem de decolagem às 12h00. Enquanto o DC-9 se dirigia para Ziruma, ele não conseguiu ganhar altitude e o motor esquerdo do avião atingiu um poste de força. Quando o avião virou para a esquerda, um refletor atingiu o tanque de combustível, causando vazamento.

Depois de atingir outro poste de força, a asa esquerda do avião foi arrancada do avião e o motor esquerdo explodiu em chamas. O avião caiu em um pequeno parque em La Trinidad. O impacto foi tão forte que o motor foi arrancado do avião e atingiu uma casa.

Todas as 84 pessoas a bordo morreram, bem como 71 em solo. Uma das pessoas que morreram na queda do voo 742 da Viasa foi o jogador de beisebol do do San Francisco Giants, Néstor Chávez, de 21 anos.

Sobreviventes

O renomado jornalista esportivo Rubén Mijares planejava viajar para a cidade de Miami naquele dia. “Meu destino era Spring Training, e a agência me disse que não havia espaço naquele voo. Eu perguntei por que e ele me disse que um grupo de 39 americanos estava viajando de volta naquele avião."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES