Avião com 379 a bordo bate em outra aeronave e pega fogo em Tóquio; cinco morrem

Companhia aérea diz que todos foram retirados a tempo. Avião bateu em outra aeronave, da Guarda Costeira, que levaria ajuda a região atingida por terremoto

Avião com 379 a bordo bate em outra aeronave e pega fogo em Tóquio; cinco morrem | Foto: Reprodução/GloboNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (2), um incidente ocorreu no aeroporto de Haneda, em Tóquio, quando um avião da Japan Airlines, com 367 passageiros e 12 tripulantes a bordo, pegou fogo após colidir com uma aeronave da Guarda Costeira do Japão na pista. 

As aeronaves colidiram, resultando em explosões imediatas, e as câmeras do aeroporto registraram o impacto. Imagens da emissora pública japonesa NHK capturaram o momento da colisão, ocorrida enquanto o avião da Japan Airlines percorria a pista de pouso, onde a aeronave da Guarda Costeira estava estacionada.

Avião com 367 pessoas a bordo pega fogo ao pousar no aeroporto de Tóquio - CNN/Reprodução  

A companhia aérea afirmou que todas as 379 pessoas a bordo foram evacuadas a tempo, com 17 relatando ferimentos, cujo estado de saúde ainda não foi divulgado até a última atualização desta reportagem. Conforme relatos da rede estatal japonesa NHK e da agência estatal Kyodo, cinco dos seis membros da tripulação da aeronave da Guarda Costeira morreram no choque. O piloto da Guarda Costeira conseguiu escapar e está hospitalizado em estado grave.

O acidente ocorreu um dia após um terremoto de magnitude 7,6 atingir a costa oeste do Japão, resultando em 48 mortes e desencadeando alertas de "grandes tsunamis". O incidente reacendeu traumas relacionados à tragédia nuclear de Fukushima em 2011, desencadeada por um terremoto e tsunami no país.

Conforme a Guarda Costeira, sua aeronave envolvida na colisão estava na pista para decolar em direção à base militar de Niigata, na costa oeste, para prestar assistência às cidades afetadas pelo terremoto. Enquanto isso, a aeronave da Japan Airlines estava em um voo comercial com destino a Hokkaido, no norte. O gabinete do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, está reunindo informações sobre as causas do acidente. O aeroporto de Haneda cancelou todas as operações de pousos e decolagens após a colisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES