SEÇÕES

Ursa Marsha deixa o Zoobotânico de Teresina

A equipe com 15 pessoas não conseguiu pousar em Teresina ontem.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 16h10

 A Ursa Marsha entrou na jaula que a levará para Joanópolis, interior de São Paulo onde fica localizado o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos.

A operação durou aproximadamente 3 horas, foram momentos de muita expectativa. Para que ela entrasse na jaula foi precisa um silêncio total e foram usados cenoura e mel para atraí-la, uma essência de floral também foi utilizada para acalmar o animal.

Marsha embarcou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) onde descerá no aeroporto de Guarulho e de lá seguirá para o Santuário em transporte terrestre.

Veja o momento em que a ursa entra na jaula de resgate.

A jornalista Cinthia Lages da Rede Meio Norte está acompanhando todo o resgate ao lado da ativista Luisa Mell

Equipe do Rancho dos Gnomos e ativista chegam ao Zoobotânico de Teresina para o resgate da Ursa Marsha

A equipe do Santuário Rancho dos Gnomos, composta por biólogos e veterinários, chegaram aos Zoobotânico de Teresina junto com ativistas como Luisa Mell, Carolina Mourão e a atriz Alexia Dechamps.

Neste momento está sendo realizando os procedimentos para o resgate da Ursa Marsha, que ficou conhecida em todo o mundo por sua expressão de tristeza e sofrimento, devido as condições climáticas da capital piauiense.

‘Momento histórico para proteção animal do Brasil’, diz Luisa Mell sobre transferência da Marsha

A ativista Luisa Mell, que acompanha a luta pela transferência da ursa Marsha desde o começo do processo, concedeu entrevista para a Rede Meio Norte ao chegar na manhã dessa sexta-feira (21), no Parque Zoobotânico, em Teresina e destacou que esse momento é inédito na história da proteção animal do país.

“Eu estou muito emocionada. Esse é um um momento histórico para proteção animal do Brasil, a gente espera também que as pessoas entendam que animal não é para entretenimento e também estou nervosa para que tu der certo com a transferência, porque é uma viagem longa e cansativa”.

Vale destacar que a transferência da Ursa Marsha graças a uma decisão judicial e a partir de hoje a tutela do animal vai passar a ser oficialmente do Santuário Rancho dos Gnomos, em São Paulo.

Atualizado às 12h

Especialistas responsáveis pela transferência da Ursa Marsha se reúnem no Palácio de Karnak

Representantes responsáveis pela Confederação Brasileira de Proteção aos Animais se reuniram no Palácio de Karnak com a vice-governadora Margarete Coelho para tratar sobre os últimos trâmites da transferência da Ursa Marsha para São Paulo. Um dos presentes é a presidente da Confederação, Carolina Mourão, que é piauiense e defende essa causa.

Para a vice-governadora, o Piauí hoje está dando exemplo para o mundo. “Somos o primeiro estado brasileiro que se coloca a disposição dessa pauta que é humanitária, nós temos que entender que o homem não está no centro do universo, é a vida que está no centro do universo. Ter animais exóticos em Zoológico é uma questão completamente superada, nós temos que rever os nossos conceitos e o que faz o Piauí aqui hoje é dar exemplo, o primeiro animal do porte de uma ursa que sai de um zoológico para um santuário, estamos fazendo isso com muita convicção certos de que estamos fazendo apenas o nosso dever, e hoje juntamente com tantas instituições estamos deixando claro que estamos abertos ao diálogo e isso faz com que as coisas fluam, Logo mais a Marsha estará embarcando e nós vamos ficar aqui agradecidos a ela, agradecidos pelo período que ela passou aqui e também mandando com ela o nosso pedido de desculpa a todos, por todas as vezes que nós fomos inadequados, por todas as vezes que não respeitamos a dignidade dos animais com vida. Fizemos o que pudemos, colocamos ela em um espaço digno na medida que podíamos oferecer, mas o Rancho dos Gnomos é um paraíso para ela comparado com o clima que temos aqui e isso não podemos controlar”, declarou.

Atualizado às 10h30

A equipe com 15 profissionais que está no empenho para resgatar a Ursa Marsha acabou de pousar em Teresina. A ativista Luisa Mell gravou vídeos no Aeroporto Petrônio Portella e falou sobre o calor da cidade.

“Chegamos aqui e faz muito calor, pelo amor de Deus. Eu não tenho pelos estou com calor, imagine a Ursa, mas mesmo assim é muita emoção. Estamos aqui com a carreta onde  ursa vai, vamos tirá-la para levar até o Zoológico. É uma ursa com pouco mais de idade então a gente vai evitar ao máximo dar anestesia, vamos torcer para isso, estamos com vários biólogos, veterinários, uma equipe muito experiente em resgate, torçam e orem por nós”, disse.

Já em Teresina, Luisa Mell apresentou toda a equipe envolvida no resgate, dentre eles, Fábio Futema, um dos maiores anestesistas do Brasil. Luisa afirmou que a presença de Fábio é importante, mas todos esperam que não seja preciso ele atuar. “Eu também espero não aplicar anestesia e ficar só olhando, que ela esteja condicionada e entre no nosso transporte, prefiro ficar só de sobreaviso”, disse o profissional.

Continuando a apresentação, Luisa falou com Daniel e Carla, biólogo e veterinária do Rancho dos Gnomos, em São Paulo, para onde Marsha será levada.

“A gente vai fazer o reconhecimento do local, ela já está contida dentro de uma contenção, sem alimentação a gente pediu para eles não darem alimentação de hoje já para a gente tentar atrai-la com mais facilidade caso tenha algum tipo de dificuldade, a gente acredita que não vai ter nenhum tipo de problema”, disse o biólogo.

“Eles costuma responder bem, entram na carreta sem maiores problemas, ela será atraída pela comida, florais, silêncio, contamos com uma equipe boa e vai dá tudo certo”, disse a veterinária.

Avião da FAB tem pane e atrasa transferência da Ursa Marsha

Na noite de quinta-feira (20/09), uma pane no avião da Força Aérea Brasileira (FAB), mudou todo o esquema de resgate da Ursa Marsha do Zoobotânico de Teresina. De acordo com a coordenação, a transferência da ursa estava prevista para começar nas primeiras horas da manhã de hoje, mas a equipe que vem no avião da FAB, ainda não pousou em Teresina, por conta da pane.

A informação foi divulgada através do Instagram Stories da ativista Luisa Mell que está entre as 15 pessoas que estão com a equipe em busca da ursa. “Vocês não vão acreditar, deu uma pane no avião, daqui a pouco eu dou notícias, eu não sei que horas eu vou conseguir embarcar, que horas eu vou chegar mas eu vou voltar com a ursa, vamos salvar a Marsha”, falou ela na noite de ontem para os seus seguidores.

“A gente está ilhado em Natal, o avião só vai poder decolar amanhã de manhã, estamos indo pegar a mala no avião vamos dormir todo mundo ainda não sabemos onde aqui em Natal e amanhã se Deus quiser vamos para Teresina buscar nossa ursa”, falou Luisa.

Além de Luísa, embarcaram também no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) a presidente da Confederação de Proteção Animal (CBPA),  Carolina Mourão, e a atriz Alexia Dechamps, conhecida por defender direitos dos animais. As três vão acompanhar de perto o processo de transferência, previsto para durar até três dias.

A atriz Alexia Dechamps também se pronunciou no seu Instagram. “Gente deu um probleminha no avião, a gente não consegue decolar hoje, estamos em Natal, vamos ter que pernoitar aqui, estamos tirando as malas. Rezem, façam forças, ficamos um ano e meio para tirar a ursa, estamos muito perto, era uma viagem longa, ficou mais longa ainda mas vamos torcer. Essa operação precisaria de mais tempo porque somos em 15, é muito complexa, a gente está tentando não dopar ela, que ela entre sozinha no recinto de transporte dela e a gente venha para o avião e consiga chegar em Guarulhos amanhã”, disse ela.

Na manhã de hoje, Luisa Mell já fez vídeos em seus stories no aeroporto. “Estamos em Natal indo para o aeroporto, se Deus quiser vamos para Teresina daqui a pouquinho resgatar a ursa, agora sim, estamos chegando Piauí”.

A ursa permanece no local até a chegada dos especialistas. Ela pesa entre 120 e 150kg e sem nenhum uso de anestésico, os técnicos terão que conseguir que ela entre na jaula específica para ser transportada até o Aeroporto Petrônio Portela.

Existe também um plano B, que seria anestesiar a Marsha, o que não é preferência dos especialistas responsáveis pela transferência. A precaução ocorre por se tratar de um animal com idade avançada. Em 2011, quando foi apreendida em uma Operação após denúncia feita ao Ibama, ela tinha cerca de 25 anos. Marsha come cerca de 10kg de frutas por dia, que é a alimentação normal, hoje reduzida também em razão do processo de transferência.

O animal se refresca com água do aspersor e consegue amenizar o calor. Aliás, a temperatura elevada da capital piauiense foi a principal motivação da campanha nacional que resultou em decisão da Justiça determinando a transferência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos