Avião que desapareceu no Paraná é encontrado e três mortes são confirmadas

O avião decolou de Umuarama na última segunda-feira (3) rumo a Paranaguá, no Litoral. Estavam a bordo membros do governo do Estado.

Jonas Borges Julião (piloto) e passageiros Heitor Guilherme Genowei e Felipe Furquim | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O avião monomotor que sumiu do radar em uma área de Mata Atlântica no Paraná, foi encontrado no início da tarde desta sexta-feira (7), próximo ao Pico Canavieiras, na região da Serra do Mar, no litoral do Paraná. De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, as três pessoas que estavam na aeronave foram encontradas mortas. 

O avião decolou de Umuarama, Norte do Estado, na segunda-feira (3) rumo a Paranaguá, no Litoral. Estavam a bordo o Heitor Genowei Junior (42 anos), superintendente do Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo; Felipe Furquim (35 anos), diretor da Casa Civil na região noroeste; e o piloto Jonas Borges Julião (37 anos). 

A aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200 era de propriedade particular. Ela saiu do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho e não chegou ao destino. O bimotor desapareceu do radar próximo à Serra do Mar e o último contato foi feito com o Aeroporto de Bacacheri.

Equipes de busca por avião que estava desaparecido na Serra do Mar | Foto: Caio CarneluttAssim que as autoridades tiveram conhecimento de que a aeronave havia desviado da rota e não chegou ao seu destino, iniciaram-se as buscas em conjunto com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta). Após cinco dias de buscas, o avião foi localizado. A informação foi confirmada pela própria Força Aérea Brasileira (FAB). 

Durante as buscas, de acordo com o coordenador do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar no Paraná (BPMOA), Alexandre Ferelli, foi utilizado um helicóptero equipado com filtro infravermelho. Ele ainda ressalta que equipes estavam fazendo buscas por terra e por meio de voos baixos. 

"A câmera com o filtro infravermelho detecta o calor em corpos", explica o coordenador Alexandre Ferelli, que usou do meio para agilizar a procura pelos membros do Governo.

AERONAVE NÃO ACIONOU LOCALIZADOR DE EMERGÊNCIA

As buscas pela aeronave duraram cinco dias e foram concentradas em uma região serrana, de Mata Atlântica, entre os municípios de Guaratuba e Morretes, no litoral do Paraná. Conforme explicou o Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar, a aeronave não acionou o ELT (sinal de localização de emergência). 

Equipes de busca por avião que estava desaparecido na Serra do Mar | Foto: Bruno Fávaro/RPCPor volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado recebeu a solicitação sobre o desaparecimento de uma aeronave, a qual foi identificada horas depois, estando a bordo membros do governo do Paraná (citados acima). O avião sumiu às 7h50 e deveria pousar perto de 10h30 em Paranaguá, mas não mandou mais sinal cerca de 10 minutos antes do horário previsto para o pouso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES