Avião supersônico silencioso da NASA será revelado ao público hoje

Objetivo da nova missão da agência americana é provar que novo avião em forma de agulha consegue voar mais rápido que o som sem criar estrondos

Ilustração mostra como seria voo do avião supersônico X-59 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A aeronave X-59 da NASA, destinada à missão QueSST (Tecnologia Supersônica Silenciosa), será revelada ao público nesta sexta-feira (12) ao ser retirada de seu hangar em Palmdale, Califórnia, às 21h, horário de Brasília. Construído pela Lockheed Martin, o avião experimental foi projetado para realizar voos supersônicos mais silenciosos, visando minimizar os estrondos característicos desse tipo de voo.

O primeiro vislumbre da aeronave, com seu nariz pontudo e marcante esquema de cores vermelho, branco e azul, poderá ser acompanhado através deste link do YouTube. Embora o primeiro voo ainda esteja distante, os testes devem se estender até 2027. Durante o evento de apresentação, líderes da NASA e da Lockheed Martin compartilharão informações sobre o projeto.

Ilustração mostra avião dentro do hangar — Foto: Divulgação 

O voo supersônico, ultrapassando a barreira do som a 767 milhas por hora (1.234 quilômetros por hora ou Mach 1), tem uma longa história desde o famoso voo de Chuck Yeager em 1947 com o Bell X-1. Apesar do sucesso, o problema do "boom" sônico, um estrondo explosivo, limitou a utilização comercial dessa tecnologia, como evidenciado pelos aviões Concorde, aposentados em 2003.

Com o X-59, a NASA retoma a busca por voos supersônicos comerciais, marcando a primeira fase da missão Quest. A fase 2 incluirá testes da tecnologia supersônica silenciosa no ar, e em 2026, o X-59 sobrevoará cidades dos EUA, com residentes sendo consultados sobre o ruído gerado. Caso os resultados sejam favoráveis, os reguladores poderão reconsiderar as restrições aos voos supersônicos comerciais. Contudo, a previsão realista para a implementação rotineira desses voos é apontada para 2035, conforme indicado por David Richardson, engenheiro da Lockheed Martin e diretor do programa X-59, em entrevista à CBS News.

(Com informações da Época Negócios)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES