Avião viola espaço aéreo, é perseguido por caças e colide em montanhas

É importante destacar que os caças a jato despachados para interceptar a aeronave não foram responsáveis pelo acidente, conforme afirmou um oficial dos Estados Unidos.

Velocidade de descida da aeronave chegou a cerca de 550 quilômetros por hora antes do impacto | Aijaz Rahi/AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No domingo (4), ocorreu a violação do espaço aéreo da capital dos Estados Unidos, Washington DC, por um avião Cessna Citation. O piloto não estava respondendo às comunicações das autoridades militares através do rádio. Diante dessa situação, caças F-16 foram despachados para interceptar a aeronave, que posteriormente colidiu em uma região montanhosa no estado da Virgínia.

De acordo com informações, havia quatro pessoas a bordo do avião Cessna. Equipes de resgate foram enviadas ao local do acidente, conforme relatado pela polícia, mas infelizmente não foram encontrados sobreviventes.

É importante destacar que os caças a jato despachados para interceptar a aeronave não foram responsáveis pelo acidente, conforme afirmou um oficial dos Estados Unidos.

Dados fornecidos pelos sites de rastreamento de voos indicaram que o Cessna caiu rapidamente em uma trajetória em espiral. Em determinado momento, a velocidade de descida da aeronave chegou a cerca de 550 quilômetros por hora antes do impacto.

Segundo o site Flight Aware, o avião está registrado em nome da empresa Encore Motors, sediada em Melbourne, no estado da Flórida.

O proprietário da empresa, John Rumpel, relatou ao jornal "Washington Post" que sua filha, seu neto e a babá da criança estavam a bordo da aeronave.

Rumpel afirmou que não tinha conhecimento sobre o acidente.

Acredita-se que o Cessna estava em piloto automático e não estava respondendo às comunicações das autoridades.

A aeronave decolou da cidade de Elizabethton, no estado do Tennessee, com destino ao aeroporto de Long Island MacArthur, no estado de Nova York. No entanto, antes de chegar ao aeroporto, o avião mudou de rota e seguiu diretamente para Washington DC.

O acidente será objeto de investigação.

A Organização responsável pela supervisão do espaço aéreo nos Estados Unidos é o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) que é uma organização militar binacional composta pelos Estados Unidos e Canadá.

Essa entidade tem a responsabilidade de realizar o alerta aeroespacial, controle aeroespacial e alerta marítimo na defesa da América do Norte. Sua principal missão é detectar, dissuadir e defender contra possíveis ameaças aeroespaciais.

No caso do incidente mencionado, os caças F-16 da Guarda Nacional Aérea foram despachados da Base de Andrews, localizada no estado de Maryland.

Embora incidentes em que pilotos não respondem ao NORAD não sejam comuns, eles já ocorreram no passado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES