Azarado, Salão de Buenos Aires abre suas portas; veja

Depois de ter a edição de 2009 cancelada por causa da crise financeira mundial

Avalie a matéria:
Novo VW Beetle estará em Buenos Aires | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se o Salão do Automóvel de São Paulo reina absoluto como evento mais importante da América Latina no setor automobilístico, sua contrapartida argentina, o Salão de Buenos Aires corre o risco de ficar conhecido pelo mau agouro. A exposição, que será aberta nesta quinta-feira, dia 16, é apenas a 5ª edição em 13 anos de existência.

Ao contrário do evento brasileiro, o salão argentino mal conseguiu manter uma regularidade em suas edições. Nasceu em 1998 como bienal, voltou a acontecer em 2000 e passou cinco anos sem ser organizado. Em 2005 foi reeditado já obedecendo a regra dos anos ímpares e, assim, proporcionando um rodízio com São Paulo nos moldes do que fazem os salões de Paris e Frankfurt, na Europa. Mas, depois do evento de 2007, outro revés: a crise financeira mundial obrigou o cancelamento da mostra, que volta a acontecer em 2011.

E novamente sem tranqüilidade. O vulcão chileno Puyehue, mesmo distante cerca de 1.400 km do pavilhão da La Rural, local da exposição, provocou um tamanho caos aéreo na região que o caráter ?internacional? do salão será meramente figurativo. Muitos visitantes do exterior simplesmente não terão oportunidade de conhecer as novidades do evento, inclusive a reportagem, cuja viagem foi cancelada nesta semana. Uma pena porque a 5ª edição tem tudo para ser a mais significativa da curta história do salão portenho.

Brasileiros em Buenos Aires

As montadoras instaladas na região decidiram mostrar alguns dos seus principais lançamentos dos próximos meses no palco argentino. É o caso, por exemplo, da Renault, que fará a primeira apresentação pública do Duster, o crossover brasileiro que será lançado em outubro aqui. Outro futuro nacional é a nova geração da picape S10, da Chevrolet, que aparecerá ainda como conceito.

Certamente, os produtos ?made in Argentina? serão maioria, vários deles cujo principal mercado é o Brasil. É o caso da nova Ranger, da Ford, que começará a ser produzida em 2012 no país vizinho. Ou da versão aventureira da SpaceFox, batizada de SpaceCross. A Volkswagen também apresentará uma nova versão da picape Amarok, que pode ser equipada com câmbio automático ou mesmo um motor turbo a gasolina.

A Peugeot promete mostrar a nova versão topo de linha do sedã 408, que terá motor 1.6 turbo com injeção direta e câmbio automático de seis marchas, que deve desembarcar no Brasil no final do ano.

Celebridades internacionais

Embora bem menor que o brasileiro, o mercado argentino já possui uma tradição maior em vendas de importados além de uma logística mais simples. Com isso, muitos veículos chegam antes nas ruas do país vizinho. Não é à toa, portanto, que o Salão de Buenos Aires seja palco de algumas estréias importantes como a do Beetle do Século 21, a nova geração do modelo, e o Golf GTi da 6ª geração. A Citroën também trará sua linha premium DS, prometida para o Brasil apenas em 2012. Já a Nissan escolheu o sedã Versa, também chamado de Sunny, como antecipação de sua linha. O modelo deverá suceder o Tiida Sedan vendido nos dois mercados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES