Calor dispara o consumo de energia em THE

Em Teresina, a época conhecida como o B-R-O BRÓ já tem a tradição de registrar altas temperaturas

A média de consumo da entrevistada nos meses de temperaturas mais baixas fica em torno de 500 kWh faturados | Jonathan Dourado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consumo de eletricidade em todo o país tem aumentado de forma expressiva desde a última década, atingindo crescimento de 38%. O índice está acima da média mundial - que é de 30% - sendo o décimo maior consumidor mundial de energia elétrica.

Em Teresina, a época conhecida como o B-R-O BRÓ já tem a tradição de registrar altas temperaturas e, com isso, o consumo de energia elétrica invariavelmente aumenta, já que o uso de aparelhos como condicionadores de ar, umidificadores e ventiladores aumenta, além da carga de eletrodomésticos como refrigeradores e freezers ser mais exigida devido às altas temperaturas.

O calor registrado nos últimos dias, com termômetros registrando temperaturas máximas de 41º C e sensação térmica de 45º C, faz com que a dona de casa Maria Marlene Soares tenha hábitos neste período que não costuma ter normalmente.

"Eu não tenho o costume de usar o ar-condicionado durante a noite, mas agora com esse tanto de calor é impossível conseguir dormir sem o ar-condicionado e o resultado disso é a conta de luz que desde o mês de setembro já tem vindo bem mais caro que os meses anteriores", confirma.

A dona de casa também revela que os alimentos conservados na geladeira demoram mais para resfriar e que a água só fica gelada de fato quando a geladeira está no máximo.

"Na minha casa temos três condicionadores de ar, vários ventiladores, uma geladeira e um freezer. Agora imagine tudo isso sendo usado no máximo, o consumo de energia só pode é ser alto e a conta só pode é vir cara também, mas não tem outra solução. É necessidade mesmo", esclarece Maria Marlene.

A média de consumo da entrevistada nos meses de temperaturas mais baixas fica em torno de 500 kWh faturados, enquanto que, nos meses de setembro, outubro e novembro de 2011, esse consumo faturado saltou para 719 kWh, 752 kWh, 835 kWh, respectivamente.

Neste ano, a expectativa da consumidora é que este consumo aumente e o valor pago nos talões de luz também, já que de lá para cá houve rejuste no valor cobrado pela tarifa elétrica.

A Eletrobras Piauí informou que o aumento do consumo de energia para o verão deste ano já era previsto e que o recorde de consumo está registrado para os meses de setembro, outubro e novembro.

A empresa informa que está totalmente preparada para enfrentar o verão piauiense, uma vez que já realizou manutenção em equipamentos e vem investindo cada vez mais em melhorias para o fornecimento de energia elétrica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES