Bactéria rara assusta povo no Ceará

Este pode ser o segundo caso, em 2008, da doença rara no Ceará

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo caso de melioidose est? em investiga??o epidemiol?gica no Cear?. Uma crian?a com quadro cl?nico de pneumonia, internada em um hospital p?blico, pode est? contaminada pela bact?ria Burkholderia pseudomallei. ?O caso ainda ? considerado suspeito?, afirmou o coordenador de Promo??o e Prote??o ? Sa?de da Secretaria da Sa?de do Estado (Sesa), m?dico Manoel Fonseca.

Este pode ser o segundo caso, em 2008, da doen?a rara no Cear? e o nono desde o aparecimento das primeiras ocorr?ncias, em 2003. Este ano, a primeira v?tima da melioidose foi um adolescente que faleceu no ?ltimo dia 4.

No caso atual, Manoel Fonseca esclarece que foi realizado uma cultura de sangue, mas ainda n?o confirmada a presen?a da bact?ria. ?Pode ser apenas pneumonia ou bronquite?, questiona.

Entretanto, fonte de dentro do hospital assegura que o caso, por precau??o, est? sendo tratado como melioidose.

Enquanto a investiga??o prossegue, a Sesa decidiu n?o divulgar a idade da crian?a, bem como manter em sigilo o nome da unidade onde est? internado o paciente. O objetivo ? preservar a integridade do doente e da sua fam?lia.

Fonseca negou que a crian?a com suspeita de melioidose seria irm? da primeira v?tima da doen?a de 2008 no Cear?. Isto ?, o adolescente de 14 anos que foi infectado pela bact?ria rara no feriado da Semana Santa. A Sesa ainda n?o recebeu o resultado da an?lise do solo e da ?gua coletados nos tr?s locais visitados pelo jovem: Guaraciaba do Norte, Ipu e Ubajara.

Alerta

O N?cleo de Epidemiologia da Sesa mant?m o alerta para o risco da ocorr?ncia de novos casos de melioidose no Cear?, principalmente nas ?reas end?micas com casos confirmados. Nesse per?odo, tamb?m ? desaconselh?vel as pessoas tomarem banho em ?gua de rio, cachoeira, riacho, a?ude, uma vez que a bact?ria vive no solo e na ?gua. A contamina??o se d? em contato com o meio ambiente.

O per?odo de incuba??o ? vari?vel. No casos agudos, costuma ser curto. Estudo australiano mostrou per?odo de incuba??o de 1 a 21 dias, com m?dia de nove dias. A doen?a pode permanecer latente por longos per?odos e j? foi descrita at? 62 anos ap?s a sua exposi??o.

De acordo com a Sesa, o primeiro surto de melioidose no Cear? foi registrado em Teju?uoca em 2003, onde quatro pessoas foram infectadas pela bact?ria ? tr?s morreram.

Em 2004, mais um caso levou ? morte uma pessoa, em Banabui?. Em 2005, a melioidose vitimou um cearense de Aracoiaba. Tamb?m foi registrado o caso de um turista holand?s, vindo a falecer em seu pa?s. Este ano, confirmado apenas o caso do adolescente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES