Baixa umidade do ar agrava síndrome do “olho seco”

Taxa inferior a 40% em Teresina ainda traz outros perigos para o corpo como problemas respiratórios

Mateus Vilar os teresinenses devem redobrar a atenção com a lubrificação dos olhos | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ainda em agosto começamos a sentir os primeiros efeitos do período mais quente na capital, o B-R-O BRÓ. Com a alta das temperaturas, as taxas de umidade do ar que estão cada vez mais baixas, ficando inferior aos 40%. Esse percentual baixo traz perigos para o corpo, que vão desde problemas respiratórios até agravamento do “olho seco”. 

 De acordo com o oftalmologista Mateus Vilar os teresinenses devem redobrar a atenção com a lubrificação dos olhos, já que no período seco podem ocorrer alterações na qualidade do filme lacrimal. “A lágrima é responsável por alimentar, proteger, oxigenar e limpar a superfície dos olhos. Elas também mantêm lisa a córnea, a lente externa do olho que é uma das estruturas oculares responsáveis pela refração. O tempo seco ajuda na evaporação da camada aquosa da lágrima, trazendo vários problemas e agravando a síndrome do olho seco”, explica o profissional. 

  Mateus Vilar : " Os teresinenses devem redobrar a atenção com a lubrificação dos olhos"

Os principais sintomas observados são coceira, queimação, olhos vermelhos e irritados, visão embaçada que melhora com o piscar, lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e desconforto após uso de aparelhos eletrônicos.

 Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a doença acomete mais as mulheres. Entre elas a doença chega a afetar 6,6% contra 2,8% entre os homens. O especialista explica que essa incidência maior está relacionada aos hormônios sexuais femininos e outros fatores. 

 “No ciclo menstrual, gravidez e menopausa há alterações na córnea como variações de espessura, hidratação, curvatura, sensibilidade. Além disso, outro fator é o uso maior de lentes de contato pelas mulheres. O risco de desenvolver olho seco aumenta três vezes com o desgaste das lentes de contato, pois elas aumentam a evaporação da lágrima”, afirma.

 Além do olho seco, a baixa umidade ainda agrava problemas respiratórios pois resseca as vias aéreas. Os principais sintomas são tosse seca, ressecamento da garganta e sangramento nasal. “Nesse momento que estamos vivenciando, ainda observamos uma piora desses problemas por conta do uso de máscaras. As pessoas bebem menos, até como uma forma de proteção, e o uso das máscaras também gera um processo de irritabilidade de via aérea. O conselho é o aumento da hidratação. O recomendado é beber bastante líquido, entre dois e três litros diários”, orienta o otorrinolaringologista, Antônio Luís de Lima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES