Baixa umidade do ar põe grande parte do Brasil em situação de alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas que atingem estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Região central do Brasil registra menores umidades do ar | Reprodução/INMET
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A baixa umidade do ar já tomou de conta de grande parte do país. O tempo seco, com ausência de chuvas, além de temperaturas mais elevadas estão favorecendo a redução da umidade do ar em diversos estados brasileiros. Nesta quinta-feira (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas que atingem estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. 

Segundo o INMET, estados como Pará, Amazonas, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais receberam alerta amarelo (perigo potencial), pelo risco de umidade entre 30% e 20%.Embora seja baixo o risco de incêndios florestais e à saúde, o INMET reforça a necessidade da ingestão de líquido, evitar desgaste físico, bem como exposição ao sol nas horas mais secas.

A baixa umidade deve ser mais intensa em grande parte do Tocantins, Mato Grosso e Goiás, onde a umidade pode chegar a 12%, com grande risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Para esses estados, o INMET emitiu alerta laranja.  

Ontem (26), Cuiabá, capital do Mato Grosso chegou a registrar a menor umidade do país: 14%. Nesta quinta-feira (27), as umidades registradas até as 15h, em Goiás (GO) e Barretos (SP) foram a menores do país: 15%. Goiânia, Aragarças, Goianésia e Iporá, todas em Goiás também registraram baixas umidades: 16%. Na sequência, Bom Jesus do Piauí (PI), também registrou 16%, fechando as sete mais baixas do país.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que a umidade relativa ideal para o corpo humano varia de 40% a 70%, e quaisquer valores fora desse intervalo podem se tornar prejudiciais para o nosso organismo. No caso de umidade do ar muito baixa, considera-se estado de atenção: 30% a 21%: estado de alerta: 20% a 12%; e estado de emergência: abaixo de 12%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES