Baixa umidade do ar requer atenção à saúde em Teresina

Nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a baixa umidade do ar, os teresinenses devem ficar mais atentos à saúde do corpo, porque os níveis registrados estão críticos desde julho e a tendência é que possa variar 25% a 30%, em municípios do centro-norte e do sul do estado, bem abaixo do índice recomendável, que deve ser superior aos 60%.

O alerta está na pouca quantidade de vapor d'água contido na atmosfera em relação à quantidade máxima que poderia suportar na mesma temperatura. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70% e a umidade estando baixa pode causar problemas de hidratação e respiratório.

Nessa situação, as pessoas passam a desencadear problemas de saúde, como: pneumonia, gripe, rinite, febre e tosses intensas. É o que garante o pneumologista Antônio de Deus, que destaca crianças e idosos as poluções que mais sofrem.

"Antes de qualquer coisa, é sempre importante a pessoa assumir uma alimentação saudável e se hidratar bastante, consumindo muita água. E quando estiver em casa, deixar o ambiente livre para a circulação de ar, bem limpo e sem a presença de objetos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia", sugere.

Para a nutricionista Cíntia Andréa, o consumo de frutas e líquidos evita a sensação de secura no organismo e indica que o consumo de água ao amanhecer o dia evita a desidratação.

"As frutas como melão, melancia, laranja e tangerina são fontes ricas de água. No café da manhã, o ideal é começar com frutas. É interessante também que ao iniciar dia, tome um copo de água.

Já que passamos de seis a oito horas sem comer nada. A tendência é acordar com boca seca e aquela imensa vontade de beber água, que isso é sinal de desidratação", ressalta Cíntia Andréa.

Segundo o Major Egídio Leite, Comando do Corpo de Bombeiro, a população deve evitar a realização de queimadas. "Essas ocorrências estão associadas ao período seco com a cultura de não fazer limpeza constante nos terrenos.

O que faz com que os proprietários mantenham a cultura de limpar o terreno ateando fogo nos matos. Isso intensifica a poluição do ar, causando problemas respiratórios. A queima só deve ocorrer em últim



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES