Balão do Mercado do Peixe recebe viaduto em 2020

Obra vai otimizar trânsito engarrafado da região

Obras devem terminar em janeiro de 2020 | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As obras do viaduto do balão do Mercado do Peixe, bairro Recanto das Palmeiras, zona Sudeste de Teresina, já começaram. A estrutura vai otimizar o trânsito da região, que historicamente está sobrecarregado de veículos que partem de várias vias coletoras ao mesmo tempo. A obra deve ficar pronta em janeiro de 2020. 

O problema fica ainda mais acentuado com a questão dos veículos pesados. O tráfego é muito utilizado por caminhoneiros, sobretudo os que trabalham com carga e descarga de produtos primários, como frutas e verduras. O risco e número de acidentes são grandes, então a estrutura de 120 metros serve para sanar a situação. O balão é de grande importância para a circulação de veículos em toda a cidade. Ele não só dá acesso a bairros da zona Leste e Sudeste de Teresina como também interliga essas zonas à região Sul da capital.

Crédito: Raíssa Morais.

Quem bem sabe disso é o caminhoneiro Jerri Renato, natural de Goiânia. Ele mora há um ano no Piauí e acompanha o drama do balão. “Aqui é realmente muito trânsito. O viaduto é muito bom, é o progresso, tem que ter mais. Com certeza vai melhorar a situação do trânsito dessa cidade, principalmente aqui que é bem complicado”, avalia.

Jerri Renato. Crédito: Raíssa Morais.

Viaduto faz parte da duplicação da BR-343

As obras estão sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A obra completa inclui ainda as vias de acesso e a construção de mais um viaduto.  “Este elevado da rotatória do Mercado do Peixe está inserido no lote 1 da duplicação da BR-343 na zona urbana de Teresina. Este lote compreende da ladeira do Uruguai até a ponte sobre o Rio Poti, próximo ao Conjunto Tancredo Neves. São dois viadutos neste projeto. Um na rotatória do Mercado do Peixe, e outro na interseção da Ponte Anselmo Dias. Os dois têm 120 metros e 22 de largura, além de 100 metros de acesso de cada lado”, conta José Ribamar Bastos, superintendente do DNIT-PI.

José Ribamar Bastos. Crédito: Raíssa Morais.

Bastos ressalta que a obra iniciou na região que concentra maiores congestionamentos. “Começamos no ponto mais crítico, que é o balão do Mercado do Peixe. Estamos com um cronograma para concluir o viaduto em oito meses. A obra toda, o lote 1, está programada para dois anos”, completa o superintendente.

Obra está orçada em R$16 milhões

A obra do viaduto está orçada em R$16 milhões e não serão necessárias desapropriações. Até o momento não está prevista a paralisação do trânsito, pois a obra está concentrada dentro do próprio balão, com a presença de uma máquina perfuratriz. O viaduto terá extensão de 120 metros, sendo duas faixas de rolamento e duas de acostamento, por questões de segurança.

Crédito: Raíssa Morais.

A obra completa do Contorno Rodoviário de Teresina abrange um total de 7,6 km. O primeiro lote compreende a duplicação no trecho da Ladeira do Uruguai até a ponte sobre o Rio Poti, com a construção dos elevados na rotatória do Mercado do Peixe e na rotatória que dá acesso à ponte Anselmo Dias, totalizando 5,2 km.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES