Baleia jubarte ergue filhote, o apoia na cabeça e o ensina a saltar

O autor das imagens explica que a prática é considerada comum, até que os filhotes aprendam a subir sozinhos.

Baleia jubarte ergue filhote e o apoia na cabeça; cena comoveu testemunhas | Júlio Cardoso
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um momento íntimo e afetivo envolvendo baleias jubarte, no Litoral Norte de São Paulo, fez com que todos parassem para contemplar o animal: uma mãe erguendo seu filhote e o apoiando na cabeça para levá-lo à superfície da água.

Júlio Cardoso, autor das imagens e especialista em baleias e golfinhos, viu a cena, entre Ilhabela e São Sebastião. Nas fotos é possível ver as costas do filhote sobre a superfície do mar e sobre uma jubarte adulta, de cerca de 15 metros de comprimento.

Baleia jubarte ergue filhote e o apoia na cabeça; cena comoveu testemunhas | Foto: Júlio Cardoso

A baleia jubarte apoia o filhote para subir na superfície, mas fica praticamente submersa. De acordo com o pesquisador, o filhote tem cerca de 4 metros e no máximo duas semanas de vida. Por ser um recém-nascido, ele recebe o apoio da mãe para conseguir saltar e subir à superfície. 

“Era um filhote muito pequeno, um bebê ainda, com dias de vida. Isso faz parte do comportamento das mães que, quando os filhos ainda não muito novos, os levantam sobre o corpo para ajudá-los a respirar na superfície. É como se a mãe pegasse um bebê no colo”, explica Júlio Cardoso.

Questionado sobre o momento, ele afirma que a prática é considerada comum, até que os filhotes aprendam a subir sozinhos. Ainda segundo o pesquisador, o número de avistamentos de filhotes tem sido maior do que a média neste período do ano.

O autor das imagens conta que a prática é considerada comum | Foto: Júlio Cardoso

“Temos visto muitas mães com filhotes novinhos nessa temporada porque eles não podem nadar tão profundo e precisam dessa ajuda na superfície [..] É a creche de um lado, com os filhotes aprendendo a saltar e bater nas nadadeiras, e uma balada do outro. Temos visto muitos grupos reprodutivos também, com machos disputando as fêmeas”, diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES