Balneário Curva São Paulo funciona com apenas 17,6% da capacidade

Apenas oito dos 46 boxes funcionam diariamente

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Balneário Curva São Paulo, inaugurado há sete anos no Bairro São Sebastião, zona Sudeste de Teresina, está em situação crítica. Atualmente o espaço funciona com apenas 17,6% da capacidade, o que representa oito de 46 boxes comerciais abrindo diariamente.

Quem denuncia a situação são os permissionários, que viveram os dias de glória e, agora, testemunham a decadência do local que já foi um dos espaços de lazer mais visitados da cidade.

O local está sujo, com as escadarias quebradas e quatro boxes destruídos por uma enchente. A estrutura comprometida justifica a ausência de visistantes. Além disso, o local não possui mais área para banho. “A nossa situação está a mesma de sempre.

E a visitação é muito fraca. A prefeitura faz serviços pontuais, como a cerca, que nós também contribuímos, mas o que a gente e todo mundo vê é o abandono”, considera Antônia Maria do Nascimento, conhecida popularmente como Tunica, a rainha da noite.

Ela brinca que nem o apelido pode usar mais, porque ela teme abrir o boxe ao anoitecer. “Aqui está virando um local para marginais. Eu não tenho mais coragem de abrir meu boxe à noite, somente durante o dia, porque sempre vemos pessoas utilizando os matagais daqui para usar drogas e esconder produto de roubo. A maior parte é menor de idade”, denuncia a permissionária.

Para os comerciantes, algo deve ser feito com relação ao banho. “Aqui está muito ruim. Não tem mais o balneário. O que as pessoas fazem são reuniões. A última que teve eles prometeram reformar os banheiros, mas ainda tem uns quebrados”, explica o também permissionário Antônio Charles.

Com relação aos boxes destruídos, a União dos Barraqueiros da Curva São Paulo pretende dar uma nova função a esses espaços. “A questão dos boxes quebrados, nós faremos um centro comunitário com sala de reuniões. A prefeitura está nos apoiando. Queremos reformá-los para ter um espaço para definirmos nossas atividades”, afirma Luiz Gonzaga, presidente da associação.

Os outros boxes que estão abandonados devem ser cedidos à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). “Os boxes do final serão cedidos à prefeitura. Lá estarão instalados pontos de viveiros de plantas para distribuir na cidade e contribuir para a ornamentação. Quanto aos banheiros, foi feito o orçamento e os banheiros serão reconstruídos”, explica Luiz Gonzaga. Quanto ao banho, a situação está sendo discutida com empreiteiras para abrir um canal com dragas.

Semest quer revitalizar o espaço culturalmente

A Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) não tem medido esforços para garantir a revitalização do Balneário Curva São Paulo. "A Prefeitura de Teresina tem esses permissionários como empreendedores. A parte coletiva estamos dando todo o apoio.

Mas a abertura dos boxes é de responsabilidade dos permissionários. Estamos fazendo tudo de acordo com a legislação. Se eles não estão abrindo, é porque não têm mais interesse. Vamos abrir edital e colocá-los para funcionar. Todos os projetos que eles têm solicitado nós estamos procurando atender", declara o secretário Olavo Braz.

Quanto ao banho, a Semest garante que o que pode fazer é revitalizar o espaço culturalmente. "Esse é o grande problema da Curva São Paulo. O rio se deslocou, e ficou há um km de distância do prédio.

Estamos fazendo uma movimentação cultural em outubro. O projeto é que todos os meses tenham grandes eventos. Não podemos fazer um acidente geográfico voltar ao local. Por isso temos que reinventá-lo de forma cultural", garante Braz.

Quanto à estrutura, as ações são mais emergenciais. "O conjunto de banheiros está funcionando completamente. Tanto o feminino quanto o masculino estão funcionando. Não têm clientes porque o balneário não existe mais, e não por falta de estrutura.

Os boxes deteriorados nós não vamos recuperá-los. Os que estão danificados vão ficar para depois, poios estamos preocupados de colocar a curva para funcionar como um todo", finaliza o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES