Banana pode entrar em extinção, aponta estudo

A doença está avançando lentamente por diversas partes do mundo

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A banana pode estar com os dias contados. A ameaça à fruta tropical mais popular do mundo é um fungo, que provoca uma variação do mal do Panamá - praga conhecida como Tropical Race 4, ou TR4.

A doença está avançando lentamente por diversas partes do mundo, pondo em risco um comércio que movimenta 11 bilhões de dólares anualmente. Frustradas as tentativas de acabar com o fungo, descoberto na década de 1960, o pior pode acontecer se ele alcançar a América Latina, onde mais de três quintos das bananas exportadas no mundo são cultivadas.

Na região está o maior exportador da fruta, o Equador, responsável por 23% das exportações em 2014. 

Os pesquisadores explicam que leva tempo para que o TR4 se espalhe. Ainda assim, eles alertam: quando isso acontece, o prejuízo causado aos produtores é inevitável. Em Taiwan, as exportações atuais correspondem a cerca de 2% do que era vendido ao exterior em 1960, quando o TR4 foi descoberto.

O TR4 é capaz de eliminar quatro quintos da produção de comunidades agrícolas em países pobres, que usam a fruta como alimento.

Segundo os cientistas, há forte probabilidade de que o fungo causador da doença se espalhe pelo Oriente Médio, Sul da Ásia e África, colocando em risco cerca de 40% da produção mundial de banana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES