Bancários e Correios fecham agências em greve no Piauí

Além dos bancários, funcionários dos Correios paralisaram atividades por tempo indeterminado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Esta semana duas categorias laborais deflagaram greve e iniciaram as paralisações. O Sindicato dos Correios aderiu na última quarta-feira, 18, e os bancários desde ontem, 19, iniciaram o movimento grevista por tempo indeterminado.

Na manhã de ontem os grevistas estavam espalhados em vários pontos da cidade: os bancários, na Rua Álvaro Mendes, onde se situa a Agência Central do Banco do Brasil. E próximo desse local estavam os carteiros que se mobilizam na Rua Antonino Freire.

A base das reivindicações de ambos é a questão salarial. Os bancários pedem um aumento de 11,93%, deste valor 5% representa um aumento real, o restante do valor é para cobrir a inflação projetada. Os trabalhadores dos Correios pedem um aumento real de 15% e calculam o aumento da inflação em torno de 7,13%, além de um aumento linear de R$ 200,00. Além dessas, o movimento tem pautas que vão além do aumento do salário.

Os bancários pedem também melhores equipamentos, mais concursos e funcionários, além de melhores condições de saúde e principalmente de segurança dentro das agências. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários, José Arimateia, as agências lotéricas cumprem a legislação estadual, enquanto os bancos cumprem parcialmente e deixam muitos pontos a desejar.

Ocorreram manifestações dos grevistas em outras agências bancárias, como uma da Caixa Econômica situada na Areolino de Abreu. Outro local que concentrou muitos manifestantes dos Correios foi a agência na Avenida Walter Alencar.

ALTERNATIVAS - Em nota divulgada na quarta-feira (18), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse que a população tem uma série de canais alternativos para a realização de transações financeiras além das agências bancárias.

?Os bancos oferecem aos clientes opções como os caixas eletrônicos, internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados?, afirma.

Com a paralisação parcial dos serviços dos Correios no Piauí, a rede de atendimento continua aberta e todos os serviços estão disponíveis - com exceção dos serviços de postagem, entrega e coleta de encomendas com hora marcada, que não estão funcionando nos locais com paralisação deflagrada.

Apenas 14% dos funcionários dos Correios aderiram à greve

Segundo a assessoria dos Correios no Piauí, 86% dos empregados, ou 1.440 profissionais, continuam trabalhando, apesar da greve da categoria. O número é apurado por meio de sistema eletrônico de presença.

Para os trabalhadores dos Correios existe um agravante que os levou à paralisação. Trata-se do horário de trabalho, pois as entregas realizadas à tarde são inadequadas devido ao sol forte. Para os grevistas as entregas devem ser feitas apenas pela manhã, deixando para tarde os serviços de manipulação.

A segurança também é pauta de reivindicação dos servidores dos Correios. ?Segurança na Agência dos Correios é um problema muito sério?, avalia o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect) , José Rodrigues. Os Correios já foram inclusive condenados pelo Tribunal do Trabalho do Piauí (TRT/PI) por negligência à segurança dos funcionários e clientes.

Ele acrescenta que outro problema combatido pelos carteiros é a mudança do plano de saúde do Correio Saúde para Postal Saúde. Segundo o vice-presidente do Sintect, esta alteração vai banalizar o serviço e prejudicará os servidores, que por meio da greve esperam ter esta e outras reivindicações sejam atendidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES