Bancários protestam contra surto de Covid-19 em agências no Piauí

Diariamente, o Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI) tem recebido denúncias acerca de bancários e bancárias que estão testando positivo

Bancários protestam contra surto de Covid-19 em agências no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os bancários e bancárias do Banco do Brasil no Piauí seguiram o movimento nacional e retardaram por 2 horas o início das atividades nas agências na quinta-feira (27). Segundo o sindicato, a medida é um protesto contra as alterações feitas pelo Governo Federal e seguidas pelo Banco do Brasil que relaxou as medidas contra o coronavírus

Diariamente, o Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI) tem recebido denúncias acerca de funcionários que estão testando positivo para o novo coronavírus e os bancos não estão fechando para sanitizar. Ou seja, colocam em risco a vida dos demais bancários e clientes do banco. 

Bancários protestam contra surto de Covid-19 em agências no Piauí - Foto: Ascom

"Antigamente, quando se descobrir alguém contaminado, a agência era fechada para sanitização. Agora, com essa nova portaria do Governo Federal, isso não acontece mais. Temos esperança de poder fazer uma reunião com o pessoal do banco para alterar isso", criticou o diretor do SEEBF/PI, Arimatea Passos.

As manifestações aconteceram em diversas cidades no Brasil. No Piauí, foram registrados atos na cidade de Valença do Piauí, na região Sul, em Parnaíba, região Norte, e no Centro de Teresina.

Bancários protestam contra surto de Covid-19 em agências no Piauí - Foto: Ascom “Pedimos também que o Banco do Brasil crie mecanismos para proteger a saúde dos bancários e clientes. Solicitamos ao banco que crie um plano de testagem para bancários e bancárias, mecanismos de sanitização e assegurem que as agências sejam bancos limpos e livres do coronavírus”, destacou o vice-presidente do SEEBF/PI, Gilberto Soares.

A nova portaria, assinada em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência, diz que o período de afastamento do funcionário infectado pode ser reduzido para sete dias, caso apresente resultado negativo em teste por método molecular (RT-PCR ou RT-LAMP) ou teste de antígeno a partir do quinto dia após o contato. 

Bancários protestam contra surto de Covid-19 em agências no Piauí - Foto: Ascom

A redução para sete dias também vale para os casos suspeitos desde que o trabalhador esteja sem apresentar febre há 24 horas, sem tomar remédios antitérmicos e com a melhora dos sintomas respiratórios. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES