Banco Central comunica o vazamento de dados de 238 chaves Pix

Esse foi o quinto vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020

Banco Central comunica o vazamento de dados de 238 chaves Pix | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira (22), o Banco Central (BC) divulgou que ocorreu uma exposição de informações de 238 chaves Pix pertencentes a clientes da Phi Serviços de Pagamentos S.A. (Phi Pagamentos). Esse incidente marca o quinto episódio de vazamento de dados desde a introdução do sistema de pagamentos instantâneos em novembro de 2020. 

Segundo o BC, a divulgação ocorreu por causa de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. A autarquia ressalta que os mecanismos de segurança e de monitoramento do Pix minimizaram a extensão dos dados cadastrais vazados, limitando a exposição a 238 chaves Pix ou menos de 0,00004% das mais de 630 milhões de chaves cadastradas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT). 

O Banco Central comunicou que a exposição ocorreu nos dados cadastrais, não tendo impacto sobre as transações financeiras. Informações protegidas pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram comprometidas. Apesar de não ser estritamente necessário reportar o incidente dada a sua potencial mínima repercussão sobre os clientes, a instituição decidiu tornar público o ocorrido como parte do seu compromisso com a transparência. 

Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo da Phi Pagamentos ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail. 

A exposição de informações não implica automaticamente no vazamento completo de todos os dados, mas sim na sua visibilidade temporária para terceiros, o que poderia permitir a sua captura. O Banco Central esclareceu que uma investigação será conduzida e que medidas punitivas podem ser implementadas. Conforme previsto na legislação, penalidades como multas, suspensões e até a exclusão do sistema Pix podem ser aplicadas, de acordo com a gravidade da situação. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES