Banco Central comunica vazamento de dados de 46 mil chaves Pix

O Banco Central esclareceu que o incidente será investigado e que sanções poderão ser aplicadas

Banco Central comunica vazamento de dados de 46 mil chaves Pix | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um total de 46.093 chaves Pix de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) tiveram seus dados cadastrais vazados. A informação foi divulgada pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira. Esse foi o sexto vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020. 

CAUSA DO VAZAMENTO: Conforme informado pelo BC, o vazamento aconteceu devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento. O BC esclareceu que a exposição ocorreu em dados cadastrais, que não têm impacto na movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram comprometidos. 

BAIXO IMPACTO PARA CLIENTES: O Banco Central esclareceu que, embora o vazamento não tenha exigido comunicação devido ao baixo impacto potencial para os clientes, decidiu divulgar o incidente em nome do compromisso com a transparência. A autarquia informou que todas as pessoas afetadas serão notificadas através do aplicativo da Phi Pagamentos ou do internet banking da instituição. O BC destacou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e orientou os clientes a desconsiderarem outras formas de comunicação, como chamadas telefônicas, SMS, avisos por aplicativos de mensagens e e-mails.

CASO SERÁ INVESTIGADO: A exposição de dados não implica necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas sim que estiveram acessíveis a terceiros por algum período e podem ter sido capturadas. O BC esclareceu que o incidente será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. Conforme a legislação, multas, suspensões ou até exclusões do sistema do Pix são previstas, variando segundo a gravidade do caso. 

NÃO É A PRIMEIRA VEZ: Este foi o sexto incidente de vazamento de dados do Pix desde sua criação em novembro de 2020. Em agosto de 2021, houve o vazamento de dados de 414,5 mil chaves Pix por número telefônico no Banco do Estado de Sergipe (Banese). Inicialmente, o BC havia divulgado que o vazamento no Banese atingiu 395 mil chaves, mas esse número foi revisado posteriormente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES