Banco de Proteínas será expandido para Acauã e Paulistana

O Banco de Proteínas consiste em fazer reservas de alimentos de ovinos/caprinos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 10 fam?lias da comunidade Emas, no Territ?rio Serra da Capivara, em S?o Raimundo Nonato, est?o sendo beneficiadas pelo Banco de Prote?na, que ? coordenado pelo Programa Permanente de Conviv?ncia com o Semi-?rido (Casa do Semi-?rido).

O Banco de Prote?nas consiste em fazer reservas de alimentos de ovinos/caprinos para suplemento alimentar no per?odo seco. De acordo com o assessor t?cnico da Casa do Semi-?rido, Orleans Carneiro, ? atrav?s do plantio de culturas apropriadas, como leucena e feij?o Guandu, cultivadas no inverno, cortadas no ver?o, que ? feito o armazenamento para o per?odo da seca, evitando a perda de peso dos animais. ?? importante ressaltar que o Banco de Prote?nas permite o monitoramento do rebanho, dando boas condi?es de sanidade ao animal, favorecendo os agricultores com o aumento de sua renda por ocasi?o do abate e da comercializa??o dos animais?, explica.

Orismar Santos, um dos beneficiados da comunidade Emas, disse que no in?cio da atividade n?o entendia como funcionava o Banco de Prote?nas, mas agora est? satisfeito com os resultados, entendendo que todo agricultor deveria aderir a esse sistema. ?Considero que o agricultor que n?o cultivar a leucena e o feij?o Guandu n?o pode ser considerado um bom criador, pois essas forragens s?o necess?rias para quem quer ter animais sadios e produtivos?, diz.

De acordo com a coordenadora da Casa do Semi-?rido, L?cia Ara?jo, o Banco de Prote?nas vai se expandir, ainda este ano, para os munic?pios de Acau? e Paulistana. ?V?o ser instalados mais vinte bancos de prote?nas nesses dois munic?pios, e estamos nesse momento em fase de cadastramento das fam?lias que v?o ser beneficiadas?, diz a coordenadora, lembrando que o recurso para essa a??o ? de cerca de R$ 60 mil, financiados pelo Fundo Estadual de Combate ? Pobreza (Fecop).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES