FILIPE ANDRETTA

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS)

As agências bancárias ficarão fechadas nesta quinta-feira (21), feriado nacional de Tiradentes, mas terão atendimento normal na sexta (22).

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as áreas de autoatendimento com caixas eletrônicos ficarão disponíveis durante o feriado, assim como os canais de atendimento pelo telefone, celular e computador.

CONTAS ADIADAS POR CAUSA DO FERIADO

Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil –ou seja, na sexta-feira, 22 de abril.

Bancos fecham para feriado de Tiradentes, mas abrem na sexta-feira (22) - Imagem 1

Bancos fecham para feriado de Tiradentes, mas abrem na sexta-feira (21) - Foto: Agência Brasil

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão da Febraban é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento antecipado nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

FGTS EXTRAORDINÁRIO, ABONO SALARIAL E SEGURO-DESEMPREGO

Os feriados nacionais não alteram o calendário do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O cronograma para sacar até R$ 1.000 começa na quarta (20) anterior ao feriado de Tiradentes, para nascidos em janeiro, e é retomado apenas no dia 30 de abril, para nascidos em fevereiro.

CONFIRA QUANDO É POSSÍVEL SACAR O FGTS

Mês de nascimento - Data de depósito

Janeiro - 20 de abril (quarta)

Fevereiro - 30 de abril (sábado)

Março - 4 de maio (quarta)

Abril - 11 de maio (quarta)

Maio - 14 de maio (sábado)

Junho - 18 de maio (quarta)

Julho - 21 de maio (sábado)

Agosto - 25 de maio (quarta)

Setembro - 28 de maio (sábado)

Outubro - 1 de junho (quarta)

Novembro - 8 de junho (quarta)

Dezembro - 15 de junho (quarta)

A Caixa Econômica Federal informou que o fechamento das agências em feriados não prejudica o saque do abono salarial do PIS ou do seguro-desemprego, que pode ser feito pelos caixas eletrônicos.

Já o Banco do Brasil disse que não é possível sacar o abono do Pasep nos feriados porque as retiradas nos caixas eletrônicos são feitas por meio de TED (Transferência Eletrônica Disponível), que só podem ser encaminhadas em dias úteis.

O pagamento do Auxílio Brasil, como de costume, é programado apenas para dias úteis. O calendário de abril começou no último dia 14 e vai até dia 29, conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social).

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO AUXÍLIO BRASIL EM ABRIL

Final do NIS - Dia e mês do pagamento

1 - 14/04 (quinta)

2 - 18/04 (segunda)

3 - 19/04 (terça)

4 - 20/04 (quarta)

5 - 22/04 (sexta)

6 - 25/04 (segunda)

7 - 26/04 (terça)

8 - 27/04 (quarta)

9 - 28/04 (quinta)

0 - 29/04 (sexta)