Bandeira Azul analisa certificação de praias e marinas brasileiras

Para garantir o título ecológico internacional, candidatos devem atender a 34 requisitos. Parecer final será divulgado em outubro

Avalie a matéria:
A Bandeira Azul é um símbolo de sustentabilidade e qualidade ecológica de praias e marinas. | Bandeira Azul
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A temporada de verão de 2020/2021 no Brasil deve contar com 24 atrativos naturais certificados pelo Programa Bandeira Azul, uma espécie de selo ecológico. O título de 18 praias e seis marinas brasileiras foi pré-aprovado pelo programa e a lista oficial deve ser divulgada em outubro, após reunião do júri internacional, do qual o Ministério do Turismo faz parte. Este ano, cinco novas praias poderão receber o selo: três localizadas em Santa Catarina, uma na Bahia e uma no Rio de Janeiro. As outras 13 praias e seis marinas concorrem para a manutenção do título.

Para obter a certificação Bandeira Azul, desenvolvida pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education), o programa analisa a qualidade da água com exames periódicos de balneabilidade, além de infraestrutura, segurança, acessibilidade e o compromisso das comunidades com o meio ambiente e a sustentabilidade dos destinos turísticos.

Além do MTur, também fazem parte do júri do Programa no Brasil os ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a Secretaria do Patrimônio da União, a Associação Náutica Brasileira, a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, a Fundação SOS Mata Atlântica e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. Anualmente, as entidades se reúnem para aferição do cumprimento dos critérios e deliberação sobre quais praias, marinas e embarcações serão submetidas ao júri internacional.

SOBRE A BANDEIRA AZUL - O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O Programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, a Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional. (Por Vanessa Castro/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES