Bandeira tarifária continua verde em março, sem adicional nas contas de energia

Esse é o 23º mês consecutivo sem tarifas adicionais na conta de luz. Desde abril de 2022 a agência aciona a bandeira verde

Bandeira tarifária continua verde em março, sem adicional nas contas de energia | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu, na última sexta-feira (23/2), que será verde a bandeira tarifária para o mês de março. Assim, os consumidores não terão cobrança adicional em suas faturas de energia elétrica. A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.

Esse é o 23º mês consecutivo sem tarifas adicionais na conta de luz. Desde abril de 2022 a agência aciona a bandeira verde, o que se dá quando as condições de produção de energia hidrelétrica no país são favoráveis. Criado em 2015, o mecanismo das bandeiras tarifárias tem o objetivo de propiciar transparência ao custo real da energia.

Existem três tipos de bandeiras tarifáriasverde, amarela ou vermelha com dois patamares. Quando a bandeira está verde, as condições hidrológicas para geração de energia são favoráveis e não há qualquer acréscimo nas contas. Se as condições forem desfavoráveis, a bandeira passará a ser amarela ou vermelha (patamar 1 ou patamar 2), acarretando uma cobrança adicional proporcional ao consumo.

A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A partir dessa avaliação, é definida a previsão de geração hidráulica e térmica, além do preço de liquidação da energia no mercado de curto prazo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES