Barco com migrantes afunda e deixa pelo menos 78 pessoas mortas

As autoridades acreditam na hipótese de que o barco transportava migrantes que partiram da Líbia como destino a Itália.

O balanço do número de mortos está em atualização | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Guarda Costeira informou nesta quarta-feira (14) que pelo menos 78 pessoas perderam a vida e mais de 100 foram resgatadas após o naufrágio de uma embarcação com migrantes próximo à península do Peloponeso, no sul da Grécia.

De acordo com informações repassadas pelo Ministério grego das Migrações, a embarcação, que transportava centenas de migrantes, afundou em águas internacionais, a 47 milhas náuticas da costa da Grécia. A Guarda Costeira indicou que o número de mortos pode aumentar, tendo já atualizado o balanço da tragédia por três vezes.

As autoridades gregas relataram que nenhum dos ocupantes da embarcação estava usando colete salva-vidas no momento do naufrágio. Até o momento, as nacionalidades das vítimas não foram divulgadas.

Autoridades gregas relataram que nenhum dos ocupantes da embarcação estava usando colete salva-vidas(Foto: Reorodução)

Na tarde de terça-feira, um avião de vigilância da agência europeia Frontex avistou a embarcação, porém, segundo um comunicado das autoridades portuárias gregas, os passageiros "recusaram a ajuda".

Uma operação de resgate foi realizada com a participação das patrulhas da Guarda Costeira, uma fragata da Marinha grega, um avião e um helicóptero da Força Aérea, bem como seis barcos que já estavam na região, após o naufrágio de um barco de pesca com um grande número de migrantes a bordo, informou a Guarda Costeira grega.

As autoridades indicaram que o barco provavelmente partiu da Líbia e tinha como destino a Itália. Além disso, nesta quarta-feira, a polícia portuária grega relatou que um veleiro com 80 migrantes a bordo, que estava enfrentando dificuldades nas proximidades de Creta, foi resgatado e rebocado pela Guarda Costeira até o porto de Kaloi Limenes, no sul da ilha, próximo à Líbia.

A Grécia, juntamente com Itália e Espanha, é um dos principais destinos para dezenas de milhares de pessoas que tentam alcançar a Europa a partir da África e do Oriente Médio.

Devido à sua extensa costa marítima, a Grécia é uma rota frequente para imigrantes vindos da vizinha Turquia. O país tem enfrentado um aumento nas tentativas de entrada por rotas próximas às ilhas Cíclades e até o Peloponeso, a fim de evitar as patrulhas no Mar Egeu, mais ao norte, onde ocorreram vários naufrágios, muitas vezes fatais.

A Grécia tem sido frequentemente acusada de rejeitar a presença de barcos de migrantes de forma "ilegal".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES