Barragem Salinas recebe 45 mil alevinos

Barragem Salinas recebe 45 mil alevinos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Emater - Instituto de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural do Piau? deslocou dois t?cnicos, um de Oeiras e outro de Floriano, para ajudar a cooperativa de pescadores Z24 para fazer a implanta??o de um projeto de piscicultura em tanques-rede na barragem Salinas, localizada em S?o Francisco do Piau?, que fica na regi?o semi-?rida do estado.

?Al?m dos t?cnicos, n?s tamb?m ajudamos no transporte dos alevinos que foram adquiridos no vizinho estado do Cear?, explica Francisco Guedes, diretor geral do Emater, que foi at? aquele munic?pio conferir o trabalho daquela comunidade. Guedes lembra ainda que o projeto de tanques-rede na barragem Salinas foi implantado durante a gest?o dele quando presidente da Codevasf - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do S?o Francisco e Parna?ba.

O eng. Agron. Jo?o Carlos Ribeiro, um dos envolvidos com o trabalho, disse que, nesta primeira etapa, foram adquiridos 22,5 mil alevinos. Numa segunda fase, que deve acontecer no pr?ximo m?s de dezembro, ser?o adquiridos mais 22,5 mil. ?Os alevinos foram adquiridos no Cear? por causa da gen?tica. L?, eles passam por um processo de revers?o sexual. Isso torna todos eles em alevinos machos. Nos casos de experi?ncias anteriores desta cooperativa, o que aconteceu foi a exist?ncia de peixes ovadas. Isso fez com que eles parassem de crescer precocemente, dentre outros fatores?, explica Jo?o Carlos.

Os 22,5 mil alevinos foram colocados em quatro bol?es especiais por um prazo de um m?s. Em seguida ele v?o para os tanques-rede definitivos. Jo?o Carlos disse ainda que, para melhorar o desempenho da produ??o, em fun??o da temperatura da barragem, foram colocados apenas 500 alevinos por tanque. Em situa??o de temperaturas pouco oscilantes o normal ? que cada tanque suporte at? mil alevinos.

?N?s tamb?m dividimos as 16 fam?lias da cooperativa em grupos de quatro pescadores por tanque. Quando estiverem prontos para o abate, daqui a cinco ou seis meses, cada tanque-rede vai render cerca de quatro toneladas de peixes que ser?o comercializados na regi?o?, finaliza Jo?o Carlos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES