Barragem se rompe e enxurrada de lama faz 3 vítimas fatais em MG

Acidente foi na barragem de Fundão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O rompimento da barragem da mineradora Samarco Fundão, no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana (a 115 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais), matou pelo menos três pessoas e deixou quatro feridas. O acidente aconteceu entre 15h30 e 16h desta quinta-feira (5). Dez pessoas estão desaparecidas, segundo o Corpo de Bombeiros. Existe a possibilidade de que algumas pessoas tenham ficado ilhadas, e outras, soterradas. O Corpo de Bombeiros de Mariana confirmou às 19h30 a retirada de dois corpos. Um homem foi levado para o Instituto Médico Legal da cidade. O outro, também de um adulto, ainda está no distrito. De acordo com os bombeiros, o número de vítimas pode subir, pois há muitas pessoas soterradas.

O hospital Monsenhor Horta, em Mariana, confirma ter recebido cinco vítimas do rompimento. Uma delas já chegou morta, segundo a assessoria de imprensa do hospital. Segundo o vice-presidente do Sindicato Metabase Mariana, Angelo Eleutério, que está na portaria da mineradora, a vítima, um fiscal, teria sofrido uma parada cardíaca ao ver o desabamento. As outras quatro pessoas passam bem.

O resgate está sendo feito por helicópteros - as ambulâncias não conseguem chegar até o local. Segundo informações de pessoas no local, só é possível ver a torre da igreja matriz do subdistrito. Moradores das regiões de Paracatu e Paracatu de Baixo estavam sendo avisados para deixarem as casas, pois havia risco de serem atingidas pela lama de rejeitos.Lama tóxicaSegundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana, Ronaldo Bento, a área da barragem é equivalente a dez campos de futebol."A Fundão recebe rejeitos de minério, que viram uma lama. Existe um acordo com o Ministério Público para que ela fique estocada. Temos informações de que essa lama invadiu casas no povoado, mas não de vítimas fatais", disse Bento. A população estimada da região é de 620 pessoas, a maior parte delas empregada na mineradora.

A prefeitura afirma que, por questões de segurança, equipes do município e da Samarco estão pedindo aos moradores que deixem suas casas em Bento Rodrigues e sigam imediatamente para o distrito de Camargos, mais alto.A Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais afirmou que o acidente é "uma catástrofe" e enviou para o local membros do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais para acompanhar o caso.Em nota, a Samarco disse que prioriza o atendimento das vítimas e o controle de danos ao meio ambiente. "As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência. Não é possível confirmar causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas", afirma o comunicado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES