Barragens do Piauí operam de modo satisfatório e sem risco, diz IDEPI

Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) faz monitoramento das 14 barragens do Piauí e até o momento não oferecem situação de risco.

Barragens são monitoradas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) intensificou, desde o início do ano, o trabalho de monitoramento da estrutura física e de funcionamento das 14 barragens construídas pelo órgão e assegura que, até o momento, as barragens seguem operando de modo satisfatório, não tendo sido constatado nenhum risco.

“Esse trabalho de fiscalização e monitoramento das barragens é contínuo, acontece durante todo o ano, sendo intensificado no período chuvoso devido ao aumento das chuvas em algumas regiões do estado”, diz o diretor de engenharia do IDEPI, Antônio Marcos Silva, ressaltando que a vistoria é feita por uma equipe especializada de engenheiros barragistas, civis e agrimensores, além de geólogos e outros técnicos da área.

“Durante essas inspeções, e quando há necessidade de manutenções preventivas ou corretivas, é feito o encaminhamento dessas demandas para que os trabalhos sejam executados”, explica o engenheiro.

Barragens são monitoradas pelo Idepi 

7 barragens estão sangrando

Segundo Antônio Marcos, os últimos dados do monitoramento mostram que sete barragens atingiram o volume de água nos reservatórios e estão sangrando: “Mesa de Pedra, localizada na cidade de Valença do Piauí; Emparedado e Corredores, na cidade de Campo Maior; Bezerro, em José de Freitas; Salinas, em São Francisco do Piauí; Piracuruca, em Piracuruca; e barragem São Vicente, em São Miguel do Tapuio. Todas elas estão localizadas nas regiões Norte e Centro do Estado”, diz.

“O sangradouro de uma barragem entra em operação quando ela atinge sua capacidade de armazenamento máximo, o que é um fator positivo, pois quando isso ocorre, significa que o sangradouro está cumprindo a sua função definida em projeto, que é liberar águas excedentes, permitindo assim que o rio siga seu curso normal”, esclarece o engenheiro do IDEPI.

Se por um lado o Norte e o Centro estão com alto volume de chuvas, o mesmo não acontece em algumas regiões do estado, levando algumas barragens a baixarem o volume do reservatório. É o caso da Barragem Salgadinha, que atingiu o seu “volume morto”, o que compromete a operação do reservatório em algumas cidades, dentre elas, Simões, onde está localizada, que enfrenta problemas com o abastecimento de água por conta dessa situação.

Barragens em obras

O IDEPI está contratando, através de processo licitatório, o projeto de Recuperação da Barragem Piracuruca (Piracuruca) e Salinas (São Francisco do Piauí). Além disso, está em fase final o projeto de recuperação da Barragem Algodões II (Curimatá), que deve abranger a restauração das estruturas da parede da barragem, além da recomposição e recuperação dos equipamentos hidromecânicos, essenciais para a operação da comporta, que foram furtados da sala de máquinas.

Atualmente, das 14 barragens monitoradas pelo IDEPI, apenas a Barragem do Bezerro, em José de Freitas, segue com trabalhos de reparo e manutenção sendo executados, obra que está em fase final e é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Defesa Civil. A secretaria também deve executar os reparos necessários na Barragem Emparedado, em Campo Maior, e informou que está convocando a segunda colocada na licitação para dar continuidade aos trabalhos, após o rompimento do contrato com a empresa vencedora.

Além delas, a Barragem de Pedra Redonda, localizada na cidade de Conceição do Canindé, será recuperada em 2022. A obra será custeada por um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Regional. Este projeto está em fase final de elaboração e tem recursos garantidos no valor de R$ 11 milhões.

Barragens responsabilidade IDEPI:

1.            Salinas – São Francisco do Piauí;

2.            Piracuruca – Piracuruca;

3.            Algodões II – Curimatá;

4.            Pedra Redonda – Conceição do Canindé;

5.            Mesa de Pedra – Valença;

6.            Corredores – Campo Maior;

7.            Emparedado – Campo Maior;

8.            Bezerro – José de Freitas;

9.            Poços – Itaueiras;

10.          Salgadinho – Simões;

11.          Estreito – Padre Marcos;

12.          Poço Marruás – Patos do Piauí;

13.          Petrônio Portela – São Raimundo Nonato;

14.          São Vicente – São Miguel do Tapuio



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES