Barreira sanitária de Teresina será deslocada para a entrada de Timon

As barreiras instaladas nas outras duas pontes que ligam Teresina à cidade de Timon vão permanecer, mas sem equipe de saúde e sem exigência de apresentação do cadastro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir desta quarta-feira (03) a barreira sanitária instalada na entrada da Ponte Metálica, em Teresina, será deslocada para a entrada da cidade de Timon (MA), na BR-316. A mudança vai permitir um controle maior do acesso de pessoas vindas de cidades maranhenses que não estão pactuadas com a capital através da regulação do Sistema Único de Saúde.

A decisão de alterar o local da barreira já vinha sendo discutida e foi acertada durante videoconferência realizada na semana passada com a participação dos prefeitos das duas cidades, Firmino Filho e Luciano Leitoa, além de representantes do Ministério Público Federal e Estadual do Maranhão. A medida também tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos entre Teresina e Timon.

Reprodução

“No mês de maio, Teresina recebeu uma grande quantidade de pessoas que se declararam do Maranhão e registramos uma ocupação de leitos por pacientes não regulados pelo SUS. Vamos honrar nossa pactuação com Timon e outros 16 municípios maranhenses, garantindo acesso a todos os pacientes dessas cidades ao nosso sistema de saúde pública, mas não podemos ultrapassar esse nosso nível de responsabilidade”, justificou o prefeito Firmino Filho.

O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, ressaltou que o trabalho nas barreiras será realizado através de uma parceria entre os dois municípios. “Teresina é referência para os timonenses em vários aspectos. Então é fundamental buscar soluções que facilitem a vida dos cidadãos das duas cidades. Faremos um trabalho conjunto com as equipes da Guarda Municipal e equipes da saúde de Teresina e Timon para controlar a entrada de pessoas e monitorar o estado de saúde delas”.

De acordo com o Comandante da Guarda Municipal de Teresina, tenente-coronel John Feitosa, as pessoas que se identificarem nas barreiras com sintomas de Covid-19 serão encaminhadas para o sistema de saúde de Timon. “Todo o nosso efetivo da Guarda, da Fundação Municipal de Saúde e da Strans irá colaborar com a equipe da Prefeitura de Timon para que eles possam conduzir este trabalho a partir de agora”, ressaltou.

Reprodução

As barreiras instaladas nas outras duas pontes que ligam Teresina à cidade de Timon vão permanecer, mas sem equipe de saúde e sem exigência de apresentação do cadastro. Os guardas farão o controle da entrada de veículos, verificando a documentação, mas qualquer ocorrência relacionada à pandemia será comunicada às autoridades de saúde.

 Com informações da PMT



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES