Batalha do Jenipapo é comemorada com desfiles e entrega de comendas

Em mais um aniversário da Batalha do Jenipapo, houve a entrega da comenda do Mérito Renascença para personalidades

Wilson Martins participou da comemoração da Batalha do Jenipapo | Dayne Dantas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Batalha do Jenipapo é comemorada como um marco da coragem e força do povo do Piauí que com o seu sangue, suor e convicção decidiu que a liberdade era a melhor de todas as escolhas. Este ano, o evento que acontece em Campo Maior há 190 anos ficou marcado por desfiles, entrega de comendas e a realização de peça teatral que retrata a data histórica.

"É o retrato de uma luta onde Fidié, que planejava acabar com um levante em Oeiras, acabou tendo como obstáculo os camponeses do Piauí, Maranhão e do Ceará que lutaram às margens do Jenipapo pela independência, aqui em Campo Maior", informou a historiadora Rosalba Moraes, declarando ainda que "perdemos a batalha, mas vencemos a guerra pela independência".

Em mais um aniversário da Batalha do Jenipapo, houve a entrega da comenda do Mérito Renascença para personalidades que contribuíram ou contribuem para o crescimento e valorização do Piauí. A Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí é uma láurea destinada a agraciar personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que, por relevantes serviços prestados ao estado do Piauí, tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento do povo e do Governo piauiense. Em 2013, 47 pessoas foram agraciadas.

A solenidade contou ainda com Desfile Militar. Segundo o governador Wilson Martins, o passado fortalece a luta de hoje. " É uma data para homenagear as pessoas que lutaram pela causa da Independência do país. Um exemplo de convicção que esses homens e mulheres nos legaram em sua luta pela liberdade da nossa terra ", afirmou.

O evento terminou com a realização de uma peça que conta um pouco da história do confronto, que segundo o escritor João Alves, teve mais de 400 mortos brasileiros. Aliás, a peça este ano ganhou destaque porque foi encenada em cima do musical "Os Miseráveis".

"Contamos essa história pelos olhos do povo de Campo Maior, com figuras históricas, relatando a história do ponto de vista do vaqueiro, do comerciante e das lavadeiras", informou o diretor Franklin Pires.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES