Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Acesse a versão para celular

Bebê com cardiopatia congênita precisa de cirurgia urgente

Os pais da criança já entraram com mandado de segurança na Justiça

Compartilhe
Google Whatsapp

Sofia Maria Carvalho Reis tem 07 meses e 26 dias de idade, mas já enfrenta várias dificuldades. A garotinha nasceu com Cardiopatia Congênita (Defeito no Septo do Atrioventricular Total – DSAVT) e Síndrome de Down. Essa anormalidade surge nas primeiras 8 semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca.

Os médicos informaram aos pais de Sofia Maria que a cirurgia tem que ser feita até o nono mês de vida para reverter o seu problema.

Faltando pouco mais de 30 dias, os pais Amanda Reis de Oliveira e Francisco da Chagas Carvalho Rego não sabem mais o que fazer para ajudar sua filha, já que a cirurgia não é feita no Estado. A criança está cadastrada no TFD (Tratamento Fora de Domicílio) desde o dia 14 de julho e até o momento não obteve nenhuma previsão de quando será chamada. Por conta disso, a mãe e o pai já entraram com mandado de segurança na Justiça para agilizar o caso.

Bebê com cardiopatia congênita precisa de cirurgia urgente
Bebê com cardiopatia congênita precisa de cirurgia urgente


Sofia Maria Carvalho faz 08 meses no dia 03 de janeiro, ou seja, o prazo está se esgotando. Caso ela não faça a cirurgia, a possibilidade dela contrair uma infecção é maior. “Nosso desejo é tentar conseguir sensibilizar as autoridades e ter uma resposta. O médico nos falou que se ela não fizer o tratamento até os nove meses, ela pode contrair hipertensão pulmonar, ficando inviável fazer a cirurgia”, conta Francisco da Chagas Carvalho Rego.

O pai conta que tem esperanças de conseguir uma resposta positiva para o caso de Sofia. “Recebemos uma notícia que em Belo Horizonte (MG) teria uma vaga. Mas essa não é a primeira vez que ficamos sabendo de uma vaga. Ela participa de uma fila nacional e pode ir para qualquer hospital, temos a esperança de conseguir”, fala.

Bebê com cardiopatia congênita precisa de cirurgia urgente
Bebê com cardiopatia congênita precisa de cirurgia urgente


Como a cirurgia não é feita no Piauí, e a demora é grande, a família já acionou a justiça para agilizar o processo, mas até o momento sem sucesso. A família não mora em Teresina e tem que deslocar de Barras até a Capital para consultas no pediatra e cardiologista todo o mês. “Temos que alugar um carro para trazê-la para Teresina, pois no ônibus pode causar alguma alteração nela por conta dos movimentos, é tudo por nossa conta”, declara Francisco.

Caso os pais consigam a vaga, o TFD custeia o tratamento e as passagens da paciente e de um acompanhante, no caso o da mãe. “Ela não tem condições psicológicas de ir sozinha, vamos mandar um acompanhante para ajudar e isso será por nossa conta, todos os gastos vai sair do nosso bolso”, explica o pai.

Para tentar conseguir dinheiro os pais explicam que já fizeram várias campanhas e bingos e contam com a ajuda de vizinhos e familiares. Eles abriram uma conta para doações em qualquer valor, para ajudar no tratamento da filha. A conta é no Banco do Brasil, agência 2844-4, conta 21928-2, no nome de Francisco das Chagas Carvalho Rego.

“Caso a cirurgia não seja feita a tempo, o médico falou que o caso fica nas mãos de Deus. Ela pode viver um ou dez dias, ou anos. Estamos fazendo tudo para termos uma solução o quanto antes. Esperamos que até o dia 09 tenhamos uma resposta”, finaliza Francisco. (G.C).


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto