'Bebê de pedra': idosa descobre feto após 50 anos e morre após cirurgia de retirada

A suspeita da equipe médica é de que a mulher estava com o feto calcificado no abdômen há 56 anos, desde quando a idosa teve a última gestação

Idosa morreu após descobrir bebê calcificado em abdômen | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma idosa de 81 anos foi surpreendida ao descobrir que carregava o que os médicos chamaram de um "bebê de pedra". Encaminhada para o Hospital Regional de Ponta Porã, na região sul de Mato Grosso do Sul, devido a dores abdominais, os profissionais de saúde suspeitaram que a mulher tinha um feto calcificado em seu abdômen há 56 anos, desde sua última gestação. Infelizmente, a idosa veio a falecer logo após passar por uma cirurgia para a remoção do feto. 

ESTAVA COM INFECÇÃO GRAVE: Em 14 de março deste ano, a mulher foi admitida no Hospital Regional de Ponta Porã com uma infecção grave. No mesmo dia, uma tomografia revelou a presença do feto calcificado na região abdominal da idosa. Assim que se deparou com a situação, a equipe de obstetrícia da instituição foi acionada e realizou a cirurgia para retirada do feto. Após o procedimento, a idosa foi encaminhada para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e morreu no dia 15 de março. 

CAUSA DA MORTE: A idosa faleceu devido a complicações de uma infecção generalizada, desencadeada por uma infecção urinária, conforme informou o secretário municipal de saúde de Ponta Porã, Patrick Dezir. Segundo o secretário de saúde, a idosa era residente de Aral Moreira, localizada a 84 km de Ponta Porã. Inicialmente, ela estava sendo tratada por uma infecção urinária em sua cidade de origem. Contudo, devido à deterioração de seu estado de saúde, foi necessária sua transferência para o Hospital Regional da cidade vizinha. Lá, a equipe médica chegou a suspeitar inicialmente de um quadro cancerígeno. 

CASO RARÍSSIMO: O secretário de Saúde de Ponta Porã, Patrick Derzi, esclareceu que o nome da condição é litopedia. Derzi, que também é médico, explicou que o estado clínico da idosa representa um tipo raro de gravidez, que ocorre somente quando o feto de uma gestação abdominal não reconhecida morre e se calcifica dentro do corpo da mãe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES