Bebê desaparecido há 1 mês após adoção ilegal é encontrado no Piauí

A adoção informal é crime conforme o artigo 238 do Estatuto da Criança e do Adolescente, com punição tanto para a mãe que entrega a criança quanto para quem a recebe

adoeçao | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O bebê que estava desaparecido após uma adoção ilegal foi encontrado pela Polícia Civil de Palmeirais na quinta-feira (10), após um mês de desaparecimento do menino. A criança de 3 meses foi entregue pela mãe  três dias após o nascimento para outra família, mas ela se arrependeu e, quando foi atrás do filho, não teve notícias do filho. O garoto foi levado pela mulher que havia lhe adotado ilegalmente para delegacia de Amarante (37 km de Palmeirais). O momento do reencontro da mãe com o filho foi marcado por muita emoção.

Polícia localizou bebe que havia sido adotado ilegalmente - Foto: Divulgaçao

O responsável por comandar a investigação foi o delegado Thiago Silva. As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude. 

A adoção informal é crime conforme o artigo 238 do Estatuto da Criança e do Adolescente, com punição tanto para a mãe que entrega a criança quanto para quem a recebe. A pena pode ser de 01 a 04 anos de reclusão e multa. Ou seja, a criança não pode ser entregue diretamente a uma outra família. Também comete crime o profissional da saúde (médico, enfermeiro, etc.) que atender a gestante e não comunicar ao SAI e à Vara da Infância o desejo da mãe em disponibilizar a criança para adoção, conforme artigo 258-B do ECA.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES