Bebê nasce com 4 rins no estado de Goiás; são só 100 casos na história

Segundo médicos, apesar da condição ser extremamente rara, a bebê terá uma vida normal

Bebê Isis Eloah Ferreira Alves nasceu com quatro rins | Foto: Arquivo pessoal/Thalia Silva Alves
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pequena Isis Eloah Ferreira Alves, com 1 ano e 1 mês, transformou completamente a vida de sua mãe, Thalia Silva Alves, de 21 anos, residente em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. O parto cesáreo prematuro trouxe consigo uma condição extremamente rara: Isis nasceu com quatro rins, conhecida como "rins supranumerários".

Este caso, identificado como malformação durante a gestação, é considerado bastante raro globalmente, com apenas cerca de 100 casos documentados na literatura médica. O urologista-pediátrico Hélio Buson, responsável pelo tratamento da menina no Hospital da Criança de Brasília, explica que a formação de mais de um rim de cada lado ocorre durante o desenvolvimento fetal, mas as razões exatas ainda não são completamente compreendidas.

A gravidez de Isis não foi planejada, e o pai biológico não se envolveu na criação da menina. O parto prematuro levou a bebê diretamente para uma incubadora no Hospital de Sobradinho, onde inicialmente se suspeitava que ela tinha apenas um rim. Transferida para o Hospital da Criança José Alencar, a descoberta de seus quatro rins ocorreu durante uma cirurgia aos cinco meses de idade.

Embora ter múltiplos rins não represente uma anormalidade para o corpo, um dos rins de Isis apresentou uma obstrução, resultando em acúmulo de urina e aumento do órgão. Isso causou uma "massa abdominal", comprimindo outros órgãos e dificultando a alimentação.

Após a cirurgia, o quarto rim de Isis foi encaminhado para estudo, mas não pode ser doado devido à diferença na vascularização que poderia causar problemas no corpo receptor. A urologista-pediátrica Larissa Marinho assegura que, apesar desses desafios, Isis terá uma vida normal, mas precisará de monitoramento regular para garantir o bom funcionamento dos rins. A mãe relata que a menina realiza acompanhamento semanal no Hospital da Criança José Alencar.

(Com informações do Portal g1/GO - Larissa Feitosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES