Bebês de seis meses conseguem diferenciar o certo do errado

Após apresentação de fantoches, crianças preferiram os heróis aos vilões

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa recente concluiu que aos seis meses de idade os bebês já conseguem distinguir o certo do errado. Pesquisadores deixaram que os bebês assistissem a apresentações de fantoches com personagens do bem e do mal, ou seja, heróis e vilões.

Depois, os estudiosos pediram para as crianças que apontassem seus preferidos. A maioria escolheu os ?bons?.

A experiência, coordenada por psicólogos do Centro de Cognição Infantil da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, contradiz a versão geralmente apresentada por profissionais da psicologia que se baseiam na teoria de Sigmund Freud, segundo a qual os bebês nascem ?amorais? e adquirem senso de certo e errado por meio de condicionamentos ao longo da vida.

Em outro experimento, bebês com idade entre seis meses e um ano assistiram a um filme de animação em que uma bola vermelha com olhos tenta subir um morro, enquanto um quadrado amarelo tenta ajudar a empurrá-la por trás e um triângulo verde tenta forçá-la de volta para baixo.

Após o filme terminar, as três formas geométricas foram apresentadas separadamente às crianças. Em 80% dos casos, elas ficaram mais tempo olhando para a figura mais útil, de acordo com a cena vista anteriormente.

Paul Bloom, professor de psicologia que coordena a equipe de estudo, comentou o resultado.

- Há crescentes evidências que os seres humanos têm um senso moral rudimentar desde o início da vida.

Peter Willatts, professor da Universidade de Dundee, no Reino Unido, disse ao jornal Telegraph que essa maneira de analisar os bebês é muito apropriada.

- Você não pode entrar na mente do bebê. Você não pode perguntar-lhes. Você tem que ir no que mais atrai a atenção deles. Nós sabemos agora que no primeiro semestre de vida os bebês aprendem coisas muito mais rápido do que pensávamos ser possível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES