Ambev apresenta Berrió, cerveja piauiense feita a partir do caju

A Berrió é uma cerveja leve, saborosa, refrescante e produzida com caju, o que impulsiona a agricultura familiar. O novo produto chega ao mercado em novembro deste ano.

Berrió | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em homenagem ao Dia do Piauí, a Ambev apresentou nesta segunda-feira (19), em um evento exclusivo para a imprensa, a cerveja Berrió, uma cerveja inspirada na identidade, valores culturais, tradições e costumes do povo piauiense.

A bebida, que leva na sua composição o caju produzido no estado, é leve e refrescante - ideal para os dias quentes do Piauí. De acordo com o gerente de marketing da cerveja, Leandro Thot, o projeto foi um grande desafio, visto que o caju não é um insumo tão tradicional no mercado cervejeiro.

Berrió leva na sua composição o caju produzido no estado

“Esse projeto começou na África, em Uganda, onde existia uma frente de trabalho da AMBEV em relação ao combate ao álcool ilegal, que é muito comum aqui no Brasil, especialmente em alguns estados e em Uganda foi o primeiro projeto do que a gente chama de cerveja regional com base em insumo local. Hoje a gente já tem três marcas regionais, a Nossa em Pernambuco, a Legítima no Ceará e a Magnífica no Maranhão, as três usam como ponto de partida a mandioca e aqui no Piauí a gente optou pelo caju porque é um processo de pesquisa e a escolha não é nossa, a escolha é do piauiense, ele que escolheu a matéria-prima que ele gostaria que a gente desenvolvesse”, afirmou.

Leandro afirmou ainda que a aceitação do piauiense com a cerveja na fase de testes foi praticamente unânime e que durante a fase de planejamento, foram realizadas centenas de entrevistas para entender a relação do piauiense com a cerveja.

Renan Carvalho, Gabriela Pires e Leandro Thot, porta-vozes da Berrió / Crédito: Divulgação

“Antes da pandemia a gente rodou o Piauí inteiro na fase de testes e concentramos em Parnaíba, Teresina e Picos, a aceitação foi muito boa. É um produto feito por piauienses, para piauienses que não tem ambição de ser comercializado em nenhum outro estado do país. A distribuição vai ser em todo o Piauí, a partir da última semana de novembro, com a primeira semana de dezembro mais abastecido”, disse.

O nome foi escolhido para lembrar uma expressão típica do Piauí - Berrió-BRÓ - período mais quente do ano no estado.  “Desde o início do nosso processo de pesquisa e criação de marca a gente entendeu que a relação do piauiense com o calor e com o sol é especial. O Brasil é um país tropical, o Nordeste é quente, mas aqui é diferente, talvez por Teresina não ser uma capital litorânea. Então acabaram dando um apelido nessa relação com o calor que é o BR-O-BRÓ, o que a gente fez foi só transformar essa expressão popular em uma palavra e essa palavra é uma caracterização do melhor do piauiense”, declarou Thot.

Cerveja foi lançada em evento no Dia do Piauí para a imprensa / Crédito: Mayara Dias

 “A Berrió é uma cerveja piauiense do campo ao copo. O caju é produzido por agricultores locais, e a produção da cerveja acontece na Cervejaria Teresina”, explica a piauiense Lanessa Vieira, supervisora de Agro da AMBEV e uma das responsáveis pela implantação do projeto. “A produção da nova cerveja movimenta a economia do estado e gera expectativas na cadeia produtiva do caju”, explica Lanessa. A AMBEV comprou na última colheita, 241,7 toneladas de caju, de produtores da agricultura familiar de cinco municípios - Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, Campo Grande do Piauí, Canto do Buriti e Pio IX - por meio da Cooperativa Mista Agroindustrial de Francisco Santos, Cooperativa Mista Agroindustrial de Monsenhor Hipólito, e o Assentamento Nova Esperança de Pio IX.

Atualmente o projeto envolve 1.400 pessoas, entre produtores, colhedores, ajudantes de carregamento e descarregamento e transportadores. Ao todo são mais de 600 famílias impactadas positivamente pela produção local. A expectativa é chegar a 4 mil pessoas até 2025.

Berrió teve uma aceitação unânime durante a fase de testes pelos piauienses / Crédito: Divulgação

Cerveja é leve e refrescante, feita para amenizar o calor do Piauí / Crédito: Mayara Dias



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES