Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Bibliotecas públicas de 18 municípios serão modernizadas

O objetivo é a implantação de bibliotecas digitais dentro das bibliotecas públicas cujos projetos foram selecionados no Edital de Bibliotecas Digitais 2018.

Bibliotecas públicas de 18 municípios serão modernizadas
Bibliotecas | Divulgação
Compartilhe
Google Whatsapp

As comunidades de 18 municípios de sete unidades federativas das cinco regiões do País passarão a ter acesso a bibliotecas públicas com mobiliário e equipamentos modernos, além de licenças de livros digitais. Em dezembro, 18 convênios com o Ministério da Cultura, agora Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, foram assinados com 14 prefeituras e quatro secretarias de Cultura. O objetivo é a implantação de bibliotecas digitais dentro das bibliotecas públicas cujos projetos foram selecionados no Edital de Bibliotecas Digitais 2018. A parceria estipula o repasse de R$ 100 mil da Secretaria Especial da Cultura. A prefeitura entrará com a contrapartida de R$ 25 mil.

Só no Rio Grande do Sul, quatro municípios foram contemplados – Gravataí, Gramado, Bento Gonçalves e Campo Bom. No Ceará, outros quatro serão beneficiados: Cedro, São Benedito, Iguatu e Pentecoste. No estado de São Paulo, foram contemplados Itapetininga, São Caetano do Sul, Itanhaém e São Carlos. Em Minas Gerais, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Bom Despacho receberão o recurso. Também serão beneficiados Cuiabá (MT), Belém (PA) e Brasília (DF).


 Inclusão digital  

Em São Carlos, no interior paulista, é grande a expectativa para concretizar o projeto, como conta o bibliotecário e responsável pelo Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas da cidade, Marcos Teruo Ouchi. “Já queremos iniciar em janeiro as licitações. Nós trabalhamos com duas propostas. Num primeiro momento, haverá um ‘tour’ com exemplares novos (de livros digitais) entre as unidades, junto com um momento de instrução do uso dos leitores digitais, e uma mostra do panorama do livro físico ao digital para inserir o público nessas tecnologias”, explicou.

Segundo ele, em uma segunda fase, as 100 unidades de leitores digitais, que serão compradas, serão divididas entre as bibliotecas da cidade. “A ideia é que cada uma delas receba parte do mobiliário. Nesses novos ambientes incorporaremos outros projetos de leitura. Queremos que o público possa contar com tudo isso até o final de 2019”, estimou.

De acordo com Ouchi, as 12 unidades mantidas pela Prefeitura – entre elas três bibliotecas públicas municipais, oito escolas do futuro e uma biblioteca voltada a deficientes visuais – serão beneficiadas com os recursos do edital. Com uma população de 249.415 habitantes, São Carlos é a 13ª maior cidade do interior em número de habitantes e se orgulha pela importância que dá para a educação. Prova disso é um título revelado em 2006 pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar), “o de ter o maior número de pessoas com doutorado por habitante da América do Sul”. Na época, eram 1,7 mil doutores, o equivalente a um doutor para cada 135 habitantes, enquanto no restante do Brasil, a relação era um para cada 5.423 habitantes. 

A Biblioteca Municipal Cândido Acrísio da Costa, de Cedro (CE), receberá uma ajuda federal por meio de um edital. O recurso extra será de grande importância para modernizar a unidade.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto