Biden se reúne com Netanyahu já em Israel um dia após ataque a hospital

O presidente dos Estados Unidos desembarca em Israel em um dos momentos de maior tensão no conflito

Biden se reúne com Netanyahu já em Israel um dia após ataque a hospital | Reprodução/Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou hoje, 18 de outubro, que há indícios de que a explosão no hospital Ahli Arab, em Gaza, não tenha sido causada por Israel. "Segundo o que observei, parece que foi obra do outro lado, não de vocês", disse Biden ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante o encontro. Porém, ele destacou que "há muita gente por aí" que não tem essa certeza. 

Biden expressou profunda tristeza e indignação diante do ataque ao hospital. Na terça-feira (17), um bombardeio resultou na perda de centenas de vidas no hospital localizado na Faixa de Gaza, conforme relatado pelo Ministério da Saúde da região, que está sob o controle do grupo Hamas desde 2007. 

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, decretou um período de luto de três dias em resposta ao ataque ao hospital, classificado como um massacre pela Autoridade Palestina. Desde 7 de outubro, quando o Hamas lançou uma série de ataques contra Israel a partir da Faixa de Gaza, mais de 4 mil pessoas perderam a vida e milhares ficaram feridas. 

De acordo com especialistas, a visita de Biden a Israel tem o intuito de reafirmar o apoio dos Estados Unidos a Israel e, simultaneamente, buscar evitar que o conflito se alastre para outros países na região, como Irã, Líbano e Síria. O presidente dos Estados Unidos chegou a Israel em um momento crucial do conflito, marcado por uma intensa tensão.

Enquanto busca conter novas escaladas no conflito, Biden procura trabalhar com Israel para elaborar um plano visando à criação de um corredor humanitário para auxiliar a retirada de civis da Faixa de Gaza. Inicialmente, a agenda incluía uma visita à Jordânia após a estada em Israel, mas essa parte da viagem foi cancelada em decorrência da explosão no hospital. Após retornar a Washington, está previsto que o presidente converse por telefone com os líderes da Palestina, Egito e o rei da Jordânia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES