Bilionário viaja para espaço em foguete da sua empresa;voo durou 20 minutos

Fundador do grupo Virgin se antecipou a Jeff Bezos, da Amazon, e se torna o primeiro empresário a voar em uma espaçonave desenvolvida com fins comerciais.

bilionario | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O bilionário Richard Branson, fundador do grupo Virgin, decolou na manhã deste domingo (11) do Novo México, nos Estados Unidos, a bordo do foguete VSS Unity, da sua própria empresa de astro-turismo Virgin Galactic Holding Inc, para um breve voo espacial. O lançamento ocorreu às 12h25 (horário de Brasília) e o pouso, às 12h41.

A viagem contou com dois pilotos e quatro "especialistas da missão", com Branson sendo um dos passageiros. O breve voo suborbital terminou onde começou, em uma pista do Spaceport America - o primeiro espaçoporto projetado para fins comerciais, construído em 2011, também pelo empresário.

Em terra, Branson publicou uma declaração após o voo. "Sonhei com este momento desde criança, mas ir ao espaço é ainda mais mágico do que eu poderia imaginar”, afirmou. “É impossível descrever como você se sente ao olhar para a Terra lá embaixo, é apenas uma beleza indescritível.”

Foto mostra momento em que Richard flutua na gravidade zero dentro do foguete 

A Virgin Galactic não usou um foguete clássico para lançar sua nave. Foi utilizado um avião que decolou de uma pista e depois soltou, na altitude, a nave espacial que estava acoplada. Ao chegar no espaço, a nave ligou seus motores e depois desceu planando. Todo o percurso durou menos de 20 minutos.

Este é o primeiro teste de voo da Virgin Galactic com uma tripulação completa.

Com a aventura, Branson conseguirá agora avaliar com este voo teste qual será a experiência de seus futuros clientes. A Virgin Galactic pretende iniciar viagens para turistas em 2022. Até o momento, cerca de 600 pessoas compraram passagens que variam de US$ 200 mil a US$ 250 mil.

A missão da Virgin Galactic foi batizada de Unity 22, por conta do 22º teste de voo da aeronave. Apesar de ser o primeiro com todos os espaços ocupados, o voo foi o quarto da empresa a contar com tripulação.

Voo da VSS Unity

O voo é realizado com a unidade do avião espacial batizada de VSS Unity, do modelo conhecido como SpaceShipTwo. Ele foi transportado pelo jato de porta-aviões de dupla fuselagem VMS Eve, cujo nome foi dado em homenagem à avó de Branson.

Eles se deslocaram a uma altitude de 15 quilômetros, onde a VSS Unity foi liberada e impulsionada rumo ao extremo da atmosfera. O ponto máximo do voo foi a 89 quilômetros, acima da altura estabelecida nos Estados Unidos para a fronteira espacial.

Nesse momento, a tripulação passou por alguns minutos com sensação de ausência de gravidade. O bilionário e outros três passageiros poderiam soltar o cinto de segurança e flutuar por alguns minutos.

Bilionário Richard Branson e mais 5 viajam ao espaço

Corrida espacial entre bilionários

Neste domingo, o magnata britânico saiu à frente de Jeff Bezos, fundador da Amazon, e se torna o primeiro empresário a voar em uma espaçonave desenvolvida por sua própria empresa.

Bezos planeja realizar seu voo espacial em 20 de julho em uma nave de sua outra companhia, a Blue Origin. A data marca o aniversário de 52 anos da chegada do primeiro homem na Lua.

Outros bilionários já viajaram ao espaço, mas foram levados com o foguete da agência espacial russa. É o caso dos empresários Charles Simonyi e Guy Laliberté, que passaram alguns dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) em 2007 e 2009, respectivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES