Biodiesel de alga marinha vai ser foco de pesquisa

O centro vai ter três laboratórios de melhoramento genético e patalogênia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Refer?ncia em Maricultura, que est? sendo constru?do com recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do S?o Francisco e Parna?ba (Codevasf) na praia Pedra do Sal, em Lu?s Correia, para dotar o Estado do Piau? de uma infra-estrutura de pesquisa e desenvolvimento do setor de aq?icultura e pesca, vai ter como uma de suas linhas de atua??o a pesquisa do biodiesel de algas marinhas. Apesar de render mais ?leo do que as fontes terrestres, as algas t?m custo de produ??o baixo.

Foi o que informou a pesquisadora Elitiene Pereira, durante visita ? obra dos representantes de diversas institui?es ligadas ao setor, dentre elas o diretor-geral do Instituto de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural (Emater), Francisco Guedes; do subsecret?rio de Planejamento de Aq?icultura e Pesca, Jos? Claudenor, da Secretaria Especial de Agricultura e Pesca; do prefeito de Parna?ba, Jos? Hamilton, do chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu?ria (Embrapa), Waldem?cio Ferreira; e do secret?rio do Desenvolvimento Rural, ?lcio Martins.

De acordo com Francisco Guedes, a visita serviu para dara o pontap? inicial na discuss?o sobre um modelo de gest?o compartilhada para o empreendimento. "Quando eu era presidente da Codevasf, fiz uma visita ao Delta do Rio S?o Francisco, entre Alagoas e Sergipe, onde tinha um centro de aq?icultura e pesca; ent?o, vi a necessidade de ter um destes aqui no Rio Parna?ba; mas aqui, esta proposta vai ser mais ampliada atrav?s de uma gest?o compartilhada envolvendo os governos federal, estadual e municipal, pesquisadores e as associa?es e col?nia de pescadores", disse o diretor-geral do Emater.

Segundo a pesquisadora Elitiene, o centro vai ter tr?s laborat?rios de melhoramento gen?tico e patalog?nia, um de nutri??o, um de recursos pesqueiros e uma ampla sala de administra??o. Outros galp?es v?o servir para caracteriza??o de algas, camar?es, caranguejos e peixes, como o camurupim.

Valdem?cio Ferreira informou que est? acompanhando a obra a cada dois meses. "A partir do meio deste ano, vamos come?ar a trazer os equipamentos", disse ele, acrescentando que a previs?o ? de que o Centro de Maricultura seja inaugurado no pr?ximo ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES