Blitz chama atenção para o uso de preservativos no combate a DSTs

A prevalência das DSTs tem aumentado consideravelmente

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O uso de preservativos ainda é o principal meio de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis. E para incentivar essa prática a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) está promovendo a campanha "Blitz do Amor - Quem ama, usa preservativos", com atividades relacionadas às festas juninas e, principalmente, ao Dia dos Namorados.

A mobilização teve início nessa quarta-feira (10), na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (Facime), onde foram realizados aconselhamentos em DST/AIDS, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, disponibilização de insumos de prevenção, como: preservativos e gel lubrificante. A Blitz do Amor seguirá até esta sexta-feira (12).

Para Karina Amorim, coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi, a campanha Blitz do Amor foi pensada para que a sociedade possa refletir sobre as consequências do não uso de preservativos.

"Esse tema é no sentido de parar para pensar sobre o uso de preservativos. É se cuidar, em primeiro lugar, porque você é o responsável por sua saúde. E se você ama alguém, você deve cuidar dessa pessoa também. Só que para a gente cuidar, temos que estar saudável.

E essa é a nossa preocupação. Com a Blitz do Amor, estamos dando esse recado, aos casais, que existe insumo de prevenção disponível e gratuita", explica.

Segundo Karina Amorim, para a aquisição de doenças sexualmente transmissíveis não existem mais grupos que apresentam riscos maiores em relação aos outros. "Todos nós somos vulneráveis e temos que abrir os olhos, tomar cuidado e fazer o teste para saber o diagnóstico", destaca.

A prevalência das DSTs tem aumentado consideravelmente no país e no Piauí não é diferente, onde tem tido um crescimento considerável de notificações compulsórias, tanto da sífilis quanto do HIV, é o que aponta a Sesapi. Informa ainda que os casos de DSTs são frequentemente notificados no público jovem.

"A gente vem observando que as maiores ocorrências das DSTs é na população sexualmente ativa e o que a gente também vê associado a isso é a precocidade para o início das atividades sexuais. E é pensando nisso que a gente tem chamado atenção em locais estratégicos, escolas de nível médio e universidades", esclarece Karina Amorim.

A campanha Blitz do Amor segue nesta quinta-feira, 11, na Unidade Escolar Domício Magalhães de Melo, no bairro Promora, e encerra na sexta-feira (12), no Salão do Livro do Piauí (Salipi), fazendo os devidos atendimentos e distribuindo preservativos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES