Blitz chama atenção para respeito às vagas exclusivas para PCDs

A Campanha educativa do Detrran se chama “Isso Não Tem Vaga”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os direitos da pessoa com deficiência devem ser assegurados em qualquer situação e circunstância, inclusive, no trânsito. Com essa proposta, os educadores do Detran participarão da primeira ação educativa da Campanha "Isso Não Tem Vaga", promovida pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). A atividade será nesta quinta-feira (18), no cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim, a partir das 7h30.

"Em parceria com a Seid, levaremos uma mensagem a fim de conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar as vagas de estacionamento reservadas para as pessoas com deficiência. Essa ação não promove apenas a lei, mas a cidadania, incentivando a reflexão e a adoção de comportamentos mais responsáveis por parte de todos que compõe o trânsito”, destaca o diretor geral do Detran, Arão Lobão.

De acordo com a Legislação de Trânsito, 2% do total de vagas de estacionamento dos municípios devem ser destinadas a pessoas com deficiência e 5% aos idosos. Todas as outras vagas, ou seja, 93% do total, são para os demais motoristas e, logo, não há necessidade de utilizar aquelas que são preferenciais.

“Embora a maioria dos estacionamentos coletivos já estejam devidamente demarcados, ainda persiste o desrespeito de alguns motoristas na ocupação irregular das vagas. Por conta disso, as campanhas são importantes, pois sensibilizam e provocam mudanças no comportamento das pessoas”, comenta Zulmirene Sousa, gerente da Escola Piauiense de Trânsito (EPT).

Durante a ação, motoristas e pedestres receberão panfletos de orientação sobre o uso correto dos espaços de estacionamento exclusivo, informações de como obter o cartão preferencial e apelo para o respeito às vagas exclusivas para as pessoas com deficiência.

As ações de educação da campanha “Isso Não Tem Vaga” serão realizadas em estabelecimentos privados, como shoppings e também será levada aos municípios do estado.

Mudança na lei

Desde janeiro de 2016, estacionar o veículo em vagas destinadas a pessoas com deficiência ou idoso passou a ser considerada infração de natureza grave, punida com cinco pontos na carteira de habilitação e R$ 127,69 de multa. Antes, a desobediência era considerada penalidade leve, com três pontos na CNH e pagamento de R$ 53,20, dando três pontos na carteira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES