Blitz marca encerramento da Semana Nacional de Trânsito

Para alertar os condutores, foram distribuídos panfletos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Seja você a mudança no Trânsito”. Este foi o tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano, que alertou a população para a necessidade de posturas e atitudes corretas para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. No Piauí, a semana foi encerrada ontem (25) com blitz educativa no cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim.

A programação, realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), em parceria com os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, chama atenção para a violência no trânsito. Para alertar os condutores, foram distribuídos panfletos informativos para orientá-los e conscientizá-los sobre as atitudes corretas para um trânsito seguro.

De acordo com a gerente da Strans, Samyra Motta, a semana foi muito produtiva e o tema proporcionou a conscientização para o que a população vem vivenciando. “A maioria dos acidentes acontece por imprudência dos condutores. Infelizmente ainda está morrendo muita gente no trânsito.

Então, chamamos atenção para os acontecimentos mais corriqueiros, que é beber e dirigir, uso do capacete, velocidade excessiva, e o próprio pedestre, que também tem seus deveres no trânsito, como atravessar na faixa e não usar o celular quando estiver transitando”, comenta Samyra.

A coordenadora de ação educativa da Escola Piauiense de Trânsito, Kislley Urtiga, afirma que as ações buscam a mudança do comportamento humano. “A semana é um evento anual, mas as ações acontecem durante o ano todo.

Fazemos uma conscientização lenta, porque, para ter uma mudança de comportamento nas pessoas é necessário estar ensinando várias vezes a mesma coisa”, comenta a coordenadora ao frisar que os grandes aliados nesta mudança são as crianças.

“Estamos dentro das escolas ensinando as crianças, porque elas puxam a orelha do pai quando sai sem cinto, sem capacete e passa no sinal vermelho”, acrescenta.

Dentro da programação da Semana, foram realizadas várias atividades educativas em diversos pontos da cidade para alertar as pessoas sobre a necessidade da mudança de comportamento no trânsito.

Entre as ações aconteceu uma exposição e várias blitze educativas. Além das ações conjuntas, cada parceiro realizou, separadamente, várias outras atividades, visando atingir o maior número de pessoas possível.

Strans fará melhorias de sinalização

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito vai realizar, nos próximos meses, algumas intervenções destinadas a melhorar o tráfego de veículos nos bairros Mocambinho, Buenos Aires e Água Mineral, na zona Norte da cidade. Esta semana, o vereador Antônio Aguiar (PROS) esteve reunido com o superintendente da Strans, Carlos Augusto Daniel Júnior, para solicitar mais celeridade na implantação das melhorias no trânsito.

Uma das intervenções será feita na bifurcação da Avenida Duque de Caxias, localizada em frente à praça da Igreja Nossa Senhora das Graças, onde hoje acontecem inúmeros acidentes por conta da ausência de sinalização. No local serão implantadas novos sinais de trânsito verticais e horizontais.

Outra melhoria a ser realizada pela Strans é a instalação de um semáforo no cruzamento da Avenida Duque de Caxias com a Avenida Prefeito Freitas Neto, que deve conferir mais ordenação e agilidade ao trânsito na área.

Por fim, a Superintendência de Transporte e Trânsito também deve implantar uma faixa destinada à passagem de pedestres em frente ao Comercial Carvalho da Avenida Freitas Neto.

O vereador Antônio Aguiar ressalta que muitos idosos e crianças passam diariamente pelo local, e a ausência da sinalização aumenta o risco de atropelamentos.

O parlamentar apresentou três indicativos na Câmara Municipal solicitando as novas sinalizações à Prefeitura. Ele destaca que o trânsito ficou um pouco confuso por conta do aumento do contingente de veículos na região, ocasionado pela inauguração da ponte Leonel Brizola, que liga o Mocambinho ao bairro Pedra Mole.

"Com a inauguração da ponte Leonel Brizola, em 2011, houve um considerável aumento no fluxo de veículos pelos bairros Mocambinho, Santa Sofia, Água Mineral e Buenos Aires. E a sinalização existente na área tornou-se incapaz de impedir a formação de gargalos no trânsito.

Daí a necessidade de se realizarem as novas sinalizações estatigráficas e semafóricas, que devem conferir muito mais agilidade e segurança ao tráfego de veículos na região", pontua Aguiar. O superintendente Carlos Augusto afirmou que ainda este semestre as novas sinalizações serão colocadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES