Boi Coração faz a festa na zona rural de Lagoa Alegre

Boi Coração faz a festa na zona rural de Lagoa Alegre

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Boi Cora??o fez a alegria da comunidade Vinagreira, na zona rural do munic?pio de Lagoa Alegre, a 101 quil?metros de Teresina, no ?ltimo domingo (6), no encerramento dos festejos dos Santos Reis. Mais de mil pessoas da localidade e da regi?o participaram da brincadeira, realizada em campo aberto e que a cada ano re?ne um p?blico cada vez maior.

Organizado por Raimundo Nonato Barbosa, o Gordo, 59 anos, o boi Cora??o sai h? 26 anos e ? um dos orgulhos da comunidade de Vinagreira, que participa ativamente para manter a identidade cultural da regi?o. Cora??o, entre o final de dezembro e o Dia de Reis, tamb?m se apresenta na cidade de Lagoa Alegre e em povoados da regi?o.

Com sete brincantes, o grupo apresenta, al?m do boi, os personagens Burrinha e o Babau e encanta crian?as e adultos. ?Nosso boi ? a alegria da nossa regi?o?, afirma, orgulhoso, Raimundo Gordo. ?Enquanto eu for vivo o boi sai?.

Gordo considera importante o trabalho cultural que desenvolve em Vinagreira e espera contar com mais apoio para manter a brincadeira. ?N?o podemos abandonar as nossas ra?zes. O boi ? uma brincadeira que vem de longe, dos tempos dos nossos bisav?s e n?s temos a obriga??o de manter viva?.

Os moradores confirmam a import?ncia do boi. ?? muito bonito. Eu acompanho o Cora??o desde o seu come?o?, diz Raimundo Nepomuceno da Silva, 68 anos. Adreina Sousa, 35 anos, acompanha o boi h? menos tempo, mas nem por isso economiza nos elogios. ?? bonito demais, ? a nossa alegria nas festa de Reis?. O ex-vereador Prudente Rodrigues Neto, 62 anos, faz coro. ?Isso aqui ? a verdadeira cultura popular?.

A prefeita de Lagoa Alegre, Lenita Carneiro, que tamb?m acompanhou a apresenta??o, disse que o boi Cora??o hoje ? reconhecido e na ?poca dos festejos dos Santos Reis recebe convite para se apresentar em toda a regi?o. ?Ele ? muito importante para a nossa cultura?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES