Boi Estrela faz a festa da Folia de Reis

Para festejar a Folia de Reis, comemorada ontem, o Grupo de Reisado Boi Estrela do Povoado Boquinha apresentou-se no Shopping da Cidade

Clientes do shopping puderam conhecer mais sobre o reisado | Moises Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muita alegria e ritmos genuinamente piauienses alegraram o Shopping da Cidade na manhã de ontem. A apresentação do Grupo de Reisado Boi Estrela do Povoado Boquinha, zona rural de Teresina, foi em homenagem ao Dia de Reis e encantou a todos que passavam.

Considerado uma grande figura do Boi Estrela, mestre Raimundo Branquim comanda a folia e não mede esforços para realizar a Folia de Reis, que pela 14ª vez é apresentada no local.

Para ele, os 30 minutos de apresentação são muito importantes por representarem uma tradição cultural muito bonita que está acabando por falta de incentivos. Apesar disso, na festa existe muita alegria e ele explica como se dá o espetáculo.

"Primeiro vem a toada de reisado, depois a saída da casa, toada da piaba, toada do Jaraguá e por último a do boi", aponta Raimundo, o cronograma da apresentação que este ano contou com boi, sanfona, zabumba e pandeiro.

Entre os brincantes havia alguns jovens cheios de energia para brincar o reisado. Eles serão responsáveis por continuar a tradição nos próximos anos. É o caso de João Paulo, de 14 anos.

Este é o segundo ano que ele participa da festa e afirma que pretende permanecer para que a manifestação cultural ganhe mais força. "Acho importante os jovens participarem para continuar a tradição", afirma.

O público ficou maravilhado com a apresentação. Principalmente quem é de fora do Estado, como o comissário de bordo gaúcho, Elton Fim. "Para falar a verdade, é a primeira vez que vejo isso na minha vida.

Estou encantado pela simplicidade e o significado. Muitas vezes em cidades grandes não encontramos manifestações culturais tão lindas assim que são mais comuns no interior", admira Elton, o Reisado da Comunidade Boquinha.

Mas quem é da terra também sabe dar valor à cultura do nosso povo. Muitas pessoas aproveitaram para registrar o momento filmando em câmeras e celulares. A animação era tamanha que alguns arriscavam alguns passinhos.

A auxiliar de serviços gerais, Socorro dos Santos, deu um tempo na correria e parou para apreciar os brincantes. "É muito bonito, tem muita animação. É importante ter este tipo de apresentação, porque isso é uma cultura muito boa", declara.

Reisado resgata cultura piauiense

De acordo com o músico Vagner Ribeiro, esta é uma festa profana, mas que traz em sua essência a tradição religiosa. "Por isso, reserva-se muito repeito aos santos cantados na festa.

O reisado apresenta-se religiosamente como um presépio animado. A representação com música, dança e teatro de uma Boa Nova para todos os tempos da humanidade", explica.

Ele observa que esta é uma festa de tradição importante, mas que tem sofrido muito com as transformações impostas pela mídia. "Há um distanciamento (dito natural) dos jovens influenciados pela mídia e as manifestações culturais das comunidades", destaca, e ressalta a importância do Reisado Boi Estrela, que resgata elementos da música e da cultura piauiense que estão esquecidos.

Sobre a festa, ele comenta um pouco da origem e dos costumes: "O Reisado é uma festa que faz parte do ciclo natalino. No geral a festa acontece a partir do dia 25 de dezembro até o dia 06 de janeiro - dia de Santos Reis - Epifania do Senhor no calendário da Igreja Católica.

É costume se "tirar Reis" em várias casas, durante a noite, para arrecadar fundos para o dia da festa final - 6 de janeiro. No entanto, cada Reisado tem sua programação própria, muitos dependem de pagamentos de promessas por graças alcançadas por pessoas da comunidade".

O Reisado Boi Estrela iniciou em 1984 pelas mãos do Mestre Raimundo Braquin. Com muito sacrífício, o Reisado Boi Estrela tem resistido às mudanças e às dificuldades, expressando as origens te tradições piauienses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES