Bolsa Família poderá ser pago com real digital, diz Rita Serrano; entenda!

O real digital é a criptomoeda oficial desenvolvida por empresas autorizadas pelo Banco Central (BC)

Bolsa Família poderá ser pago com real digital, diz Rita Serrano | Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quarta-feira (26), a presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, anunciou a possibilidade de pagamento de benefícios sociais e trabalhistas através do real digital. O real digital é a criptomoeda oficial criada por empresas autorizadas pelo Banco Central (BC). A instituição bancária lançou um consórcio com o objetivo de desenvolver produtos e soluções que permitam a utilização do sistema digital para esse propósito. 

“Dá para pensar em pagar benefícios sociais e trabalhistas com moeda tokenizada [moeda convertida em ativos digitais] no futuro”, afirmou Serrano. Segundo ela, o banco pretende aproveitar o real digital para mesclar digitalização financeira e inclusão social. “A Caixa está em 99% dos municípios brasileiros e tem 155 milhões de clientes. É um grande celeiro para testar soluções”, acrescentou a presidenta.

Na quarta, a Caixa lançou um consórcio com a bandeira de cartões de crédito Elo e a Microsoft para o projeto-piloto do real digital. “Embora a Caixa pudesse desenvolver o projeto sozinha, isso levaria mais tempo”, disse o vice-presidente de Finanças do banco, Marcos Brasiliano Rosa. Segundo ele, a Elo permitirá o desenvolvimento de opções de criptoativos com pagamento em parcelas, como ocorre com a fatura do cartão de crédito, e a Microsoft entrará com a experiência tecnológica, ajudando a acelerar a implementação da criptomoeda oficial. 

A tokenização refere-se à representação digital de um bem ou produto financeiro, simplificando as transações em ambientes virtuais. Através de códigos com requisitos, regras e processos de identificação, é possível adquirir e negociar ativos (ou partes deles) em plataformas digitais. Embora em fase de testes desde março, a previsão é que o real digital só esteja acessível ao público no final de 2024. 

Segundo o vice-presidente de Serviços Financeiros da Microsoft Brasil, Júlio Gomes, um dos produtos a serem desenvolvidos pelo consórcio será a compra de imóveis pelo real digital. O processo funcionaria como um Pix para a aquisição e o pagamento de prestações da casa própria. “A principal contribuição desse processo seria aumentar a velocidade e reduzir o custo dos financiamentos habitacionais”, declarou. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES