Bolsas de iniciação científica estão atrasadas há dois meses

Impasse legislativo trava repasse que deve ser feito pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação.

Uespi | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A situação não está fácil para a ciência no Brasil. Pesquisadores da iniciação científica estão há dois meses sem receber bolsas de manutenção acadêmica. Com este repasse, os estudiosos possuem o mínimo para levar adiante trabalhos de interesse público em diversas áreas. 

No Piauí, instituições como a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi) possuem beneficiários das bolsas, que relatam profundas dificuldades financeiras em razão dos cortes. O pagamento deve ser feito pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação

Universidade Estadual do Piauí (Uespi) é uma das instituições com bolsitas. Crédito: Divulgação/Uespi.

O entrave acontece em razão de um impasse jurídico que perpassa as casas legislativas brasileiras. Os pesquisadores pedem a aprovação do Projeto de Lei Nº 17 e um relator para o Projeto de Lei Nº 31. “Está acontecendo a reunião da comissão mista de orçamento. É preciso fazer pressão. O Congresso Nacional não se efetivou hoje, então cabe a mobilização para que seja pautado com máxima urgência”, explica Nilson Sousa, presidente do ForPibid

Nilson explica que os pagamentos precisam ser feitos o quanto antes. “É preciso garantir a recomposição orçamentária para o efetivo pagamento das bolsas. Então ainda vale ir nos gabinetes dos deputados, assim como os senadores e senadoras, deputados e deputadas. Precisamos dar força e agilidade”, acrescenta. 

Uespi 

Na Uespi, os Programas estão sendo desenvolvido através de subprojetos vinculados a 12 cursos de Licenciatura distribuídos nos campi localizados nos municípios do Piauí. Nesses municípios também se situam as escolas da rede pública em que os subprojetos se desenvolvem. 

O programa mobiliza docentes da UESPI, professores da Educação Básica e quase 1000 estudantes universitários, sendo bolsistas e voluntários. Procurada pela reportagem, nem a Capes nem o Ministério da Educação apresentaram retorno à reportagem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES